domingo, 15 de janeiro de 2012

óculos do chinês

nota: texto feito sem bafos lesternianos

A Kristin Newman herdou do episódio 5.09 uma tremenda batata quente: Jeff e Lester.
Aqueles segundos finais de "vs the kept man" encara de frente tudo o que #Chuck fez até então. Entre acção, espionagem, mentiras, tiros, problemas e soluções, nunca houve uma história cujo perigo estivesse tão eminente, cujo segredo pudesse colocar em risco tudo e todos, mas Newman é uma "Bartowski" e resolve este "problemita" numa espécie de "Memento" encontra "Groundhog Day".
Desde as marcas na pele de Jeff, ao acordar praticamente na mesma situação, não há, em minha perspectiva, uma falha no fecho desta história de pura persistência da dupla.
Além da ajuda "fácil" que foi o gás, para perda da memória, a solução "invisível"(braço+jeff e + não digo)que altera o rumo desta perseguição é de uma perspicácia deliciosa :) 
Este "Delírio a caminho de Las Vegas" é momento sobriamente ímpar para Jeffster. Desde o carro, o deserto árido, as pistas de uma noite louca, os abutres...tudo perfeito!
Tenho certeza que há mais referências que me escapam neste momento, mas só serviriam para complementar o lado nerd da coisa :)
O "universo paralelo" da Buy More com um Lester feminino, uma Big Michelle é outro grande momento cómico que só peca pela falta de um recital publicitário que Big Mike tão bem emprega as sandes da Subway, verão feminina, claro :)
Tinha algumas dúvidas sobre a participação de Bo Derek neste episódio mas acaba por fazer uma ligação interessante a "vs the santa suit". Se Stan Lee é espião, nada mais natural do que Bo Derek também o ser. A musa do cinema da década de 80 teve direito a sua entrada triunfante em camera lenta(típico em #Chuck), inclusive, pode arranjar da mesma forma, seus atributos  :)
Morgan parecia o Shaw da vez. O regresso ao sua fase "zoom" corrige, encerra com esta idéia menos conseguida do programa. Dá-lhe uma grande bebedeira, introduz Bo Derek(que some sem deixar rastro)e simbolicamente,  resolve o problema com que tudo começou: o maledito óculos(3D)que contém(mais um)intersect. Quanto ao "arco-íris" Morgan/Alex e o outro "dude"...nah...adiante.
Os desejos do casal Bartowski ganham cada vez mais forma. Não dá para fugir ao que somos, mas podemos ser diferentes, no mesmo ramo mas Sarah, tudo isto sem "one last mission" :)
Sempre que se refere a um filme diz "some stupid movie". Muito engraçado. Gostaria de saber se é ela que empresta isto ao personagem ou sai da caneta de quem escreve :)
Decisões à parte, um dos pontos mais difícies em #Chuck é prever o que vem a seguir.
Não dá. É isto ou vai acontecer aquilo, depois não é nada disto e...ai ai ai :)  mas em "vs bo", quando Sarah fica encarregue de levar os óculos, pela primeira vez deduzi: ê lá...isto não vai dar certo...
E não deu. Todos sabem o que estes óculos do chinês faz a cabeça das pessoas. A promo da próxima semana responde o que sabemos de antemão e lança mais uma pergunta: será esta decisão de Sarah que nos levará ao penúltimo episódio "chuck vs sarah"??
Lá está...adivinhas em #Chuck podem exercitar a imaginação, mas como diz o ditado "nem sempre é ovo o que sai do..." ;)
Esta decisão de Sarah merece um regresso à primeira temporada em "vs alma mater".
No clímax do episódio, Sarah e Casey estão encurralados na sala de aula da universidade, enquanto voam tiros dos inimigos. Ambos, só com uma bala, não se importam de encarar o seu destino fatal(até que a cavalaria chega e salva os dois)sem medo de nada, com orgulho pelo bem da Nação.
Desta vez, noutro contexto, Sarah e Casey estão encurralados, pouca munição e nenhum com vontade de morrer. Nem pela Nação.
Sarah faz o extremo, põe os óculos, sabe que o intersect lhe fará mal(emseu íntimo, sabe que há uma saída)mas tem uma vida pela frente e depois, bem, depois arranca o sebo àqueles pobres coitados :)
Toda coreografia, desde o começo com Casey, é soberba. Ponto para a equipa.
Pelo meio, mais um vilão, Nicholas Quinn. Ex-agente da C.I.A.
Mais parecia um bebé chorão. Não achei sua entrada forte, de meter medo, mas tem mais episódios para mostrar o que vale. Afinal, quanto maior é a maldade, maior será o tombo e para este último, que assim seja :)
Este episódio mantem-se na cada dos 3.20 milhões de espectadores(#!&**!). Uma pena após uma semana de forte exposição que Strahovski obteve por causa de uma campanha publicitária. Não chegou para atrair antigos fãs do programa)
Semana que vem vamos dar um passeio num destes comboios de alta velocidade e ver Sarah em maus lençóis. Será que o enjoo, que vemos na promo, é por causa da gravidez(pode ter um flash sobre gravidez, tirar um guia prático num instatinho :) ) ou será do intersect(pensei que ia ter flash cor-de-rosa. enganei-me ;)  )? :)

A cara de mau que Chuck faz a Sarah...pobresita...

6 comentários:

ChuckaholicFC disse...

Olá Tadeu!
Aqueles segundos finais foram de cortar a respiração...
Enquanto que no resto episódio a minha postura a ver o episódio era mais descontraída e tal, nos últimos episódios eu basicamente colei ao computador e não tinha reação!
Não estava nada à espera de que acontecesse tudo o que aconteceu! Sarah com o intersect?! OMG!
Pensei que alguém morresse na última parte, aquela música parecia mesmo que alguém ia morrer, fiquei cheia de medo!
Quanto à promo, fiquei com medo também, o que será que vai acontecer à Sarah?! É certo que já na 4ª temporada, no penúltimo episódio ela ficou entre a vida e a morte e depois tudo acabou bem, mas e se desta vez não for assim?! (tenho uma amiga que passa a vida a dizer-me que vai ser a Sarah a morrer! Espero bem que não!!!)
Tantas perguntas!!!

Tenho de salientar a persistência do Jeff e do Lester, estes dois são mesmo espetaculares! (com aqueles disfarces passam mesmo despercebidos... LOL)
E a "outra" Buy More era espetacular! Bons momentos de comédia neste episódio!

Esqueceste-te de mencionar que o Morgan fala português (aos 24 minutos), ou se fores como eu, nem deste conta, uma amiga é que me disse! :p, o sotaque é horrível...

Bem, vamos lá ver o que nos epseram os últimos episódios!
Boa semana! ;)
Bj

vitaminaChuck disse...

ola ChuckaholicFC :)
eu reparei no morgan a falar portguÊs. ele, por ser hispânico, até devia ter um sotaque melhor ao que foi apresentado. muito ruim hehehe
mas enquanto escrevia o texto, não, não lembrei. fiquei preso no arco-íris... ;)
tua amiga quer te por em polvorosa :) sarah morta?
esta até faz rir. chuck enfartava de tanto comer aqueles salgados de queijo que tanto gosta :)
ela até pode perder a memória. não ficará órfã de "star wars" :)

não vai passar por ai, mas parece que alguém vai bater as botas. agora quem...

sim, bem notado. a música escolhida intensificou a cena final que acabou com um valente "kick" :)
3 episódios. haja coração...fica longe da tua amiga!! :)
beijoca cat :)

Jonathan Cezar disse...

Eu assisti esse episódio na redação em meio ao delicioso plantão noturno, então tive que reassisti para falar qualquer coisa a respeito. Achei o episódio sensacional. Não sei se por conta do final estar próximo, estou achando todos os episódios ótimos.

Jeff e Lester estão sendo brilhantes nessa reta final, mas acho que agora serão apenas coadjuvantes para os três episódios finais. Agora a conversa será entre os grandes. Se fosse para deduzir pela promo o que será o episódio Chuck vs. Sarah, já diria que seria Chuck em busca do aparelho para retirar o intersect da cabeça da Sarah, mas como Chuck vem sendo imprevísivel e contrariando todas notícias e previsões, não falo mais nada.

Nicholas Quinn acho que nem entrou para ser tanto o grande vilão como todos esperavam, mas sim para fazer um elo da tal conspiração, não sei se ainda tem alguém por trás dela além dele, mas agora ligou os pontos entre Bryce, Intersect e as três organizações que cruzaram o caminho de Chuck. Mas acredito que ainda falta algo. Falta alguém.

Sarah com Intersect mostrou o tanto que ela evoluiu com seus sentimentos. Arriscou tudo que tinha por saber que aquela era a decisão a ser tomada, não importando as consequências que ela sofreria. Quanto a nossa colega ter dito sobre a amiga dizendo que a Sarah vai morrer, tenho que ser honesto e dizer que já pensei na possibilidade de os criadores de Chuck aprontarem essa grande infelicidade para a série. Como seria a tal suposta morte do Casey ou de qualquer outra pessoa próxima ao Chuck.

Em um contexto atual, Sarah morrendo se assemelharia ao fim de Prison Break, quando Michael sabe que não terá muito tempo de vida escolhe a morte para salvar sua amada. Então como a ideia não seria nova, acho que não existe a chance de eles nos decepcionarem.

Eu desde que criei meu blog já criei inúmeros finais para Chuck, aos poucos talvez compartilhe eles, mas por enquanto eu só foco esse próximo episódio. Que promete. Abraço a todos e grande semana.

vitaminaChuck disse...

ola jonathan :)
publicar um texto, sem um comentário teu, não é a mesma coisa :)
gracias pelas visitas :)

não tenho ideia de nenhum passo que o programa vai seguir. é tanta surpresa...mas não quero admitir a morte de algum personagem principal.
a yvonne deu o toque que seria um bocado trágico, o zach, esta semana, diz o contrário...estes espiões :)
será que #chuck precisa deste drama final? esta é a pergunta da vez.
admito a morte da mãe, mas nenhuma outra pessoa do grupo. sei lá...é mesmo complicado especular sobre :)
exacto. jeff e lester dificilmente darão trabalho. fechou em grande a história deles. podem ser úteis, mas o episódio deixa claro que o que fica em vegas, fica em vegas :)

enfim, vamos ver...

trabalhas em algum jornal, revista?
abraço e boa semana!!

Jonathan Cezar disse...

Eu faço parte dos Canais ESPN. Então meio que trabalho tanto em um site, uma revista e para TV. Mas na produção de material. Ainda engatinhando na profissão.

Quanto a possibilidade da morte da Mama Bartowski acho que é plausível. Só queria apontar para um detalhe. Em todas as fotos relacionadas aos ultimos episódios, Ellie está sempre junto com o restante do Time. Então seria ela a peça surpresa para esse final? Acho que seria bem interessante. Mas Chuck chegará certamente a seu final com grande estilo.

Apesar de a audiência estar fraca nesta temporada, podemos ver que a crítica dos especialistas dos principais sites de TV estão elogiando muito a série. Então foi algo conquistado com muito mérito.

vitaminaChuck disse...

boa jonathan! qualquer dia destes temos-te por aqui, a cobrir algum jogo do teu tão amado real madrid :)
parabéns, boa sorte!!

a ellie, de todas as vezes que entrou no time bartowski, surpreendeu. ela é racional e determinada. afinal, cuida da conta bancária desde os 12 anos, tem de ser tudo isto e algo mais :) incluí-la do climax final, seria ótimo.
os críticos foram grande ajuda. alguns bem consagrados no meio: sepinwall, ausiello...este pessoal também se sentiu realizado com o programa. podem não assumir tanto, mas elevaram o lado nerd deles :)
todos os factores externos ajudaram muito. só a nbc não percebeu bem o que tinha em mãos. enfim...

boa sorte para o jogo madrilista logo à noite :)
abraço!!