sábado, 28 de janeiro de 2012

confio em ti #chuck

"vs Sarah" escrito por Rafe Judkins e Lauren LeBlanc.
"vs the goodbye" escrito por Chris Fedak

Não deve ser fácil escrever para a tv nos dias que correm. Muito menos para a NBC, que à conta de #Chuck, aprendemos que em 5 anos do programa, conheceu quatro presidentes. Os interesses do mercado, muitas vezes, interferem no resultado final. Directa e indirectamente mesmo quando a qualidade é inquestionável.
Chris Fedak sabe o bem e com pouco, deu-nos muito.
Fedak e seus colegas também sabem o que o público quer. Quais os elementos, quais as alterações que são necessárias trazer para contar uma história, criar a mística.
Não sei se é isto que faz com que muitos dos argumentistas mexam mais do que deviam, arrisquem mais do que deviam. "Prison Break" quis ir de encontro com o destino e deu-se mau. "The Sopranos" tinha um pepino na mão e até hoje, o final em aberto gera imensa discussão. O que dizer sobre "LOST"??
Não deve ser fácil escrever uma final. Ter más experiências que em nada tem a ver com a história, mas que influenciam de forma brutal. Joga-se tudo na última cartada. Se ganhar, tudo bem. Se perder, é injusto na arte de encontrar as melhores palavras, o melhor fecho para os personagens que acompanhamos e nos acompanham no dia a dia.
No caso de #Chuck, em tantos cenários possíveis, um não preocupava-me: Chuck e Sarah tinham de estar juntos. Resolveriam qualquer problema juntos. Mas enganei-me. Não há espaço para clichés.
A maior conquista foi quebrar a barreira do "vão ficar, não vão ficar" fatal para tantas séries. Não só resultou como do falso namoro passamos para o namoro a valer. Do namoro para o noivado, do noivado para o casamento.
A conquista diária feita entre dúvidas emocionais de Chuck e o lado racional de Sarah.
Ver na recta final de #Chuck que todo este processo é posto à prova, é de um arrojo brutal. Sentir que esta história de amor ganhara um novo "round" para provar seu ponto de vista, deixou-me ontem, no final de "vs the goodbye" com um Tadeu diabólico no ombro esquerdo e um Tadeu apaziguador no ombro direito.
O primeiro resolve-se rápido. É uma história cruel para Sarah. Cruel pensar que o que aconteceu ficará apagado em sua memória e que refazer estes momentos, é de todo impossível. Vendo agora à distância, Yvonne Strahovski, tinha razão. Foi surpreendente. Quero acreditar que ela gostou, mas terá concordado? ;)
Depois chega o apaziguador que sem grande alarido, impõe a sua razão e diz-me que este fechar do círculo é um dos poemas mais belos que #Chuck poderia ter, que Fedak poderia ter escrito.
Eles vão ser felizes. #Chuck é e sempre foi uma história de alegrias.
O beijo mágico já fazia efeito mesmo antes de acontecer. Na forma de arrumar o Wienerlicious, com o lembrança do vírus Irene Demova, com o nome de Chuck e Sarah cravado na casa de seus sonhos, na praia. Ela vai se lembrar. Eles vão ser felizes. Sempre!
Apesar do regresso a fria espiã Sarah Walker, ela nunca foi injusta. Deu um murro em Quinn por explodir o que não devia. Voltou para ver Chuck e lhe pedir desculpa. Ouviu a história deles. Riu. Beijo-o.
Porra...é um final corajoso e de rara beleza.
Ela vai se lembrar. Eles vão ser felizes. Sempre!
Fechar a história onde tudo começou, com Chuck a ter o papel que outrora Sarah teve é a carta de amor que todos os fãs devem ter em conta.
Toda a fé depositada em Fedak e companhia não foi em vão. Há um rol de situações que nos reportam ao episódio piloto, aos vilões Fulcrum e The Ring, a criação do intersect. Adorei a cena em que Sarah replica a coreografia de Bryce Larkin(Matt Bomer)enquanto escapava das instalações Governamentais.
O regresso às roupas e local do Wienerlicious sem que Sarah(ou Yvonne)deixasse escapar um "this place is disgusting", o bar mexicano, a roupa que Sarah usou quando chegou pela primeira vez à Buy More...tantas, tantas homenagens para recontar(no final)a mesma história, desta vez, através do olhar de Chuck.
Se tiver de escolher uma cena agora remeto-a "vs Sarah" escrita magistralmente por Rafe Judkins e Lauren LeBlanc, em que Sarah vê seu registo diário em vídeo sobre a aventura em Burbank. Ali, senti o primeiro arrepio da noite. Yvonne Strahovski deu porrada, fez-nos rir mas ali, para mim, deixa seu legado: "sim, eu apaixonei-me por Chuck". A forma como ela desliga a camera...e pá...que arrepio...nem o  guarda-roupa e maquilhagem ficam de fora(quero crer que é possível adivinhar a qual episódio se refere cada depoimento. tenho de rever e puxar pela memória :))
Todos recebem seu final merecido e ninguém morreu. Como pensar nisto, com este programa??
General Beckman com o seu "quando quiserem voltar a salvar o mundo, sabem onde encontrar-me" dá outro sentido a palavra hierarquia(e um filme? ;) ). A cara dela ao ver Jeffster(mas participou no concerto da glória. Pode comentar com seus colegas militares :) )
Casey é o maior exemplo disso. O homem tornou-se "soft" e neste processo, se comparar com o de Chuck, tem impacto maior. O fraco torna-se forte. O forte diluiu-se à medida de quem os rodeia. E nem precisava do melhor avental do mundo para descobrir isso. Mais uma coisa:
Não compreende a imagem? Uma ideia: começa a ver #Chuck e depois compara ;) !!
Vá, vai lá ter com Gertrudes. Ainda sonhei com uma participação de Carrie-Ann Moss para a final, mas não aconteceu. Até Mini Anden com sua Carina, merecia um alô. Não se pode ter tudo :)
Morgan confiante, Alex decidida. Juntos.
Sarah Lancaster, no final, é o maior tesouro desperdiçado da série. Fedak já assumiu que devia tê-la trazido mais cedo para o universo da espionagem porque sua Ellie pode tudo. Pode ser mãe, mulher, médica e o génio que até seu irmão reconhece o ser.
Ela e Awesome, no final, ganham o que sempre almejaram: sucesso e conquistas. Juntos.
Big Mike nas suas "sete quintas" e com uma Subway por perto, não precisa de mais nada.
Se na 3º temporada Joshua Gomez rouba a cena, perde-a um pouco na 5º. Quem o faz então? Jeff e Lester.
A partir do momento que Awesome resolve o problema de Jeff, o sóbrio Jeff renasce, ganha a sua própria missão: salvar Lester.
Foram vários os momentos impagáveis para estes dois personagens como Lester na cadeia em "vs the hack off" e o já mítico "behold the flames of destiny" em "vs the bullet train". A medida que descobriam o que havia por debaixo da "Buy More", ficou ainda melhor. Desvendado o segredo, ficou ainda mais divertido porque se num minuto tudo sabiam, no outro, já não era bem assim :)
A actuação de Jeffster no final é épica, heróica. Oferece uma nova chance para esta dupla improvável e que cumpriu com distinção a tarefa de fazer humor. Mesmo que um pouco distorcido :). "spinoff"??
Seria ouro sobre azul. Iam agradar "mulheres e...homens?" Sim Lester, sim Jeff :))
Quanto aos pervertidos soltos, que grande homenagem dar-lhes pio :) . Até Fernando falou(não tem lá grande voz, compreende-se o porque de não falar muito hehe).
Uma nota final ao intersect. De todas as referências do legado #Chuck, recuperar a idéia de que Chuck precisava fazer valer seu carácter, sua vontade em querer praticar o bem maior, tendo o programa em sua cabeça mais uma vez, ao invés de salvar Sarah, foi a parte menos interessante para mim. Pode-se idealizar tudo e mais alguma coisa a partir de agora, mas é, sem margem para dúvida, repito, a parte menos interessante, desnecessária da trama.
Não é fácil escrever este texto. Pela primeira vez li o que outros escreveram antes de expor minhas palavras. É natural sentir alguma influência. O anseio, entre o misto de emoção que sentia às 3 da manhã, precisava deste apoio. Não podia perder-me em erro.
Para o final, Zachary Levi.
Teve a proeza de, por duas vezes, dar algum sentido à industria pornográfica. Eles que procuram tanta história para seus filmes...hehehe
Acompanhar seu crescimento com seu jeito meigo, afável, inseguro e posteriormente, no pleno da sua confiança é o que todo fã pode desejar, mas pouco conseguem tê-lo. Um personagem íntegro, crente aos seus ideias: amigos, família e armas com tranquilizantes.
Chuck é Levi. Levi é Chuck.
Sofreu mais do que nunca na recta final e que melhor final para Chuck do que vê-lo encher o peito de ar e confiante, ir à luta(ao invés de afogar as mágoas com aquelas bolas de queijo)para reconquistar a mulher de seus sonhos.
Carinho eterno.
#Chuck termina com a mais bonita história de amor, uma história de amor eterna.
Se eles estão dispostos a recomeçar, também eu :)
Eu confio em #Chuck.

17 comentários:

ChuckaholicFC disse...

Tão lindo o texto Tadeu!
Estes episódios foram qualquer coisa de espetacular! Chorei, ri, mas acima de tudo descobri porque é que me apaixonei por Chuck! Quando vi o final, confesso que fiquei um pouco desiludida (mas ainda estavam frescos os pensamentos), mas agora amei completamente o final! Foi tão perfeito! Não podia ter sido melhor! Um recomeço, uma nova vida! Chuck mostrou-nos que para qualquer problema há uma solução, basta querermos! (mais um bonito ensinamento que Chuck nos deu!)
Bom fim de semana Tadeu!
Beijinhos

Anónimo disse...

Amo o seu blog.Amo CHUCK e cá estou chorando,chorando muito.Espero que o blogue não acabe.Que você sempre traga para nós notícias desses atores que me apaixonei tanto.


Isadora

vitaminaChuck disse...

catarina!
lindo? caramba...bem haja!! :)
é muito fácil cair em erro neste episódio. a melhor coisa que fiz foi ler o que fedak tinha a dizer sobre.
resolveu algumas dúvidas que tinha em mente.
fã quer sempre o óbvio, o melhor e é assim durante as temporadas, mas no final, também nós precisamos ir mais além na hora de ver tudo, não só pelo final, mas num todo.
exacto, chuck é puro optimismo :)
és uma querida! :)

vitaminaChuck disse...

ola isadora!
sê bem vinda!!
porque demorou tanto a participar? se gosta do blogue, ainda bem que o fez. nunca é tarde :)
de onde escreves?

sim, temos paixão para partilhar por muito tempo.
não. não pretendo acabar com o blogue mas é facto, chegará o dia em que pouco há para escrever.
outro facto é este: ninguém vai esquecer #chuck. tenho certeza que não faltará iniciativas e o blogue, estará sempre presente para ser uma voz entre outras.
mas tens de participar mais, combinado? :)

agora é habituar-nos a ausência de não ter novos episódios. quanto a rever, vai custar, até virar hábito.
o melhor dos hábitos :)
beijinho e bom fds! :)

Jonathan Cezar disse...

Texto maravilhoso Tadeu. Acho quem lê se sente como se suas palavras estivessem representadas em um mural.

O final como esperado foi grandioso. A ideia de imaginar a Sarah sem todas as lembranças fez eu me remeter após o fim da exibição dos episódios como seria meu sentimento quanto a série caso não tivesse visto os outros 89 episódios. Imaginei que por mais que não os tivesse assistido, teria uma enorme empatia pela série, porque sua grande virtude, qualidade e brilhantismo estava ali apresentada nas duas horas de show. Chuck foi grande e terminou com a audiência superando os quatro milhões, na hora pensei, esse é um cala boca ao presidente da NBC que chegou a insinuar que nós fãs havíamos abandonado o show.

Eu sinceramente perco as palavras para falar do fim, ainda não me acostumei com a ideia. Precisarei ver quem sabe mais uma das vezes essas duas horas de show para bater o martelo e falar, pronto, agora não têm mais, mesmo sabendo que há um caminho a ser explorado e idéias a serem trabalhadas, porque essa série permite, mas a emissora que tem seus direitos não. Chuck, Sarah, Casey, Morgan, Ellie, Devon, Alex, Big Mike, Jeff, Lester, General Beckman e muitos outros nomes farão tanta falta, foram tão fortes suas marcas deixadas. Mas acostumar-se com a vida sem Chuck é preciso.

Será realmente difícil manter um blog ou algo sobre Chuck sem novos episódios, mas sinceramente me agarro à probabilidade de um filme, afinal haveria uma grande possibilidade de retorno. Bom, essas são algumas palavras que gostaria de deixar sobre o final, mas acho que com o tempo terei mais, então enquanto houver se espaço será muito bom dividir idéias e opiniões. Abraços a todos e continuaremos a falar sobre Chuck por um bom tempo, porque é muito bom. Grande domingo e uma ótima nova semana a todos nós.

vitaminaChuck disse...

jonathan, obrigado!
bom saber que o texto passa a mensagem. nem sempre é fácil porque #chuck é o "meu" programa. o "nosso" programa.
não sei e nem pretendo separar águas. escrito por um fã. é assim que deve ser visto :)
é uma prova interessante ver se os caminhos que nos trouxeram até aqui se diluem com o tempo, mas honestamente, acho que não. a cultura nerd está instalada e se fosse algo vulgar, nem blogue havia para contar história :)
o que chuck uniu, ninguém separa ;)

sim, quando rever o programa, terás novas perspectivas, algo mais para adicionar. ainda bem que viste-o num todo. até aqui #chuck surpreendeu. é tão fácil detestar a final...
abraço mui querido para ti. bom fds!!

Aline (Brasil) disse...

Olá, Tadeu! Faz tempo que não escrevo, mas isso não significa que não estava acompanhando a série e o blog.

Acabei de assistir à season finale (3h da manhã...). Ainda estou chocada. Pobre Sarah, Pobre Chuck. Tudo ia bem demais para ser verdade. Mas o final é espetacular, pois deixa para a imaginação dos fãs o que aconteceu com os dois após aquele beijo.

O problema agora será viver sem novos episódios... Meu coração está partido.

Espero que Levi e Yvonne, em especial, apareçam em outros trabalhos muito em breve, para que possamos matar um pouco a saudade de seus rostinhos!!!!

E, sim, assino o que for preciso para incentivar a produção de um filme, pois nós merecemos um "pouquinho" mais de Chuck!!!

Beijão a todos!!!!

vitaminaChuck disse...

aline, que surpresa agradável!
como estas? que tudo esteja bem por ai :)
obrigado pelo comentário. és sempre bem vinda por estas bandas :)
#chuck bem pode ser estudado pelos mais entendidos. mudou algumas coisas, apesar da "derrota" em termos de audiência que ditou o fim, mas se os fãs se unirem com afinco, tenho certeza, a história bem pode continuar.
admito que uma nova história pode quebrar a magia da final(caso continuar a partir da cena final), mas vamos ver o que o futuro diz :)
o levi disse que agora quer férias e continuará envolvido com a "operation smile", mas espero, logo logo regresse com algo em grande.
a yvonne, bem, com tamanho talento e beleza a qual ninguém fica indiferente...coisas boas vem ai :)
beijoca e agora o melhor mesmo é começar a rever a série para colmatar o vazio de novos episódios de chuck.
beijo enorme, excelente dia por ai :)

Aline (Brasil) disse...

Obrigada, Tadeu! Eu vou bem, mas poderia estar melhor se soubesse que Chuck ganharia outra temporada...

É impressionante como a interpretação dos atores me cativou no episódio piloto (este eu já assisti mais de 7 vezes...). Desde que descobri o seriado, segui ele fielmente, nos momentos bons e ruins, e continuaria seguindo, pois os personagens da série são inesquecíveis.

Um grande abraço a todos!!!

vitaminaChuck disse...

pois é aline, #chuck teve um efeito ímpar em milhares de fãs por ter uma dose extra de ternura, sinceridade e todos da produção, nunca hesitaram em conversar com os fãs e demonstrar que apesar de trabalho, também adoram o programa.
tudo isto e muito mais, foi a cereja que sempre procuramos quando o assunto é entretenimento :)
temos de criar novas missões em nossa cabeça :)
beijoca!

sissi disse...

ok!chorei de ver a foto do casey abraçando o chuck aqui...e se foi tao duro e triste pra gente ver, eu fico imaginando o quanto foi dificil e emocionate pos atores gravar essas cenas...!! fiquei muito feliz com o resultado final da série,foram 5 temporadas que me deram muito orgulho de ser fã de chuck e o final na minha opinião nao deixou a desejar....como ja havia dito a vc Tadeu,eu como uma romantica incurável,torcia pelo final clássicoe que aparecesse a sarah na casa dos sonhos com o chuck e um baby...mas a poesia daquela cena final deixando com que ficasse aberto a interpretaçoes me encantou....e eu prefiro acreditar que ela iria recuperar a memória aos poucos....pra mim foi um final FELIZ :) beijossss

a disse...

Oi (: Alguém sabe quando é que vai sair na RTP2 a season 5? bjinhs (:

a disse...

Alguém sabe quando vai sair a 5ª temporada na rtp2 ?
bjinhs e obrigda (:

vitaminaChuck disse...

ola sissi :)
este romantismo que tanto amas, penso, foi a chave para que muitos compreendam este final, que como já tive oportunidade de escrever, é fácil "não gostar".
inesperado, ninguém queria tanto sofrimento À volta deste casal que tanto sofreu, mas temos que ver num todo, ela colocou os óculos, não devia, e eis as consequências.
obrigado por comentar aqui. muito importante :)
beijo enorme!! :)

vitaminaChuck disse...

ola a :)
sê bem vinda a este cantinho :)
bueno, li que na itália estreia em maio. a ter em conta como tem sido noutros países, as estreias não são muito distantes, uma das outas.
a rtp2 tem sido impecável com a exibição de #chuck e seria uma gafe tremenda não passar a 5º.
quero crer que está para breve. talvez quando uma das actuais acabar :)
beijinho e quando quiser, aparece :)

Anónimo disse...

Olá Tadeu, é a Isadora aqui de novo rs'
Bom eu escrevo de Minas Gerais Brasil ;)
Queria te parabenizar você escreve muito bem!adoro ler teus posts.
Se você tiver Facebook me adiciona lá? http://www.facebook.com/profile.php?id=100002244553095
Abraço,Isadora.

vitaminaChuck disse...

obrigado isadora :)
besito!!