segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

the goodbye

Por Carem Drawanz

"Trust me, Sarah..."   

Assim, meus amigos, encerramos esta aventura de 5 longos anos que, se fossemos olhar para trás, parece que foi ontem que víamos Sarah, entrando na Buymore ouvindo Chuck cantar "Vick-Vale".
Claro que todos sabíamos de alguma forma tudo iria terminar bem. Chuck e Sarah teriam o seu final feliz, mas a forma como tudo isto aconteceu...foi algo inacreditável. Ver Sarah agir como se nada tivesse acontecido durante todo esse tempo, ignorar o choro e o desespero de Chuck, foi de cortar o coração. Está sendo incrivelmente difícil escrever esta review, pois é inevitável a emoção ao relembrar tudo o que aconteceu. Quinn acabou com a vida de Sarah, arrancou dela todas as lembranças de uma vida feliz, com algumas sacudidas no caminho, mas feliz. E, para piorar tudo, colocou a culpa em Chuck. E, pra convencer ela, ainda rouba uma pequena parte do "diário" de Sarah. E ela cai direitinho na mentira dele. Que raiva fiquei daquele homem...
Era certo que ela não conseguiria fingir bem na presença de todos, mas, como ela teria passado por poucas e boas, era entendível que ela ficasse "diferente". Por sorte, Chuck percebeu que algo estranho estava para acontecer e consegue trocar os óculos de Sarah. Mas aí algo acontece. Sarah não consegue matar Chuck. Algo a impede. Algo que nem ela mesmo entende. Ela tenta novamente mas quando está na casa dos sonhos...se depara com mais uma memória reprimida: a de ter escrito "Sarah+Chuck" naquele lugar. Ali onde tantos sonhos e esperanças de criar uma família tinham sido criados. Um amor assim como o daqueles dois não há nenhum vilão que consiga apagar. Não some. As memórias podem não estar lá, mas o sentimento está lá dentro em algum lugar só esperando o momento de voltar.
Ao ver o diário inteiro, graças a Casey, Sarah percebeu que tudo aquilo não era apenas um sonho, que realmente tinha acontecido e que ela tinha se apaixonado por aquele nerd que trabalhava na Buymore. Ela só precisava de um tempo para assimilar tudo o que aconteceu.
Quinn precisava das três chaves que faziam o intersect original rodar perfeitamente e assim o fez de uma forma realmente paranóica. O que para nós foi algo realmente importante. 
Primeiro, acabam parando num mesmo estilo de restaurante como no primeiro encontro dos dois, com aquela mesma musica...mesma mesa...Berlim virou uma Burbank que fala alemão...ah, como eu amei o primeiro encontro deles. ...aquele sorriso inocente de Chuck...Sarah parecia que realmente estava se apaixonando por ele!!
Depois veio a festa no consulado russo que nos leva diretamente para a grande dança de Chuck e Sarah quando estavam tentando proteger o Generalíssimo na terceira temporada!!
Então eles passaram pela Wienerlicious, onde ela sabia exatamente a ordem em que as coisas deveriam estar colocadas no balcão. Mais uma prova de que as lembranças estão lá. Só basta um empurrãozinho. Ver mais uma vez Sarah naquele lugar onde ela estava há 5 anos atrás, naquela lanchonete, naquele mesmo uniforme...foi algo emocionante. Naquele momento me lembrei de todas as porções de batatas fritas que ela queimou ao começar naquele trabalho, da luta que ela teve com Casey (só que em Burbank, claro). Foi lá que Chuck criou Charles Carmichael, sentado com Sarah, quando ele se preparava para sua primeira missão.
Quando tudo parecia perdido para Sarah, Ellie  traz esta ultima oportunidade, a de reprogramar os óculos que Quinn possuía. Era a esperança de conseguir uma vida quase normal a Sarah, mas chance esta que foi arrancada das mãos dela. O único modo de Chuck salvar a todos era colocando novamente o intersect em sua mente. Foi a decisão mais torturante de sua vida, mas como haviam centenas de pessoas lá, ele não teve muita escolha. A General e todos os que estava lá foram salvos por Chuck, Irene Demova...e Jeffster.
Enfim...tudo havia terminado. 
Chuck com o Intersect, Casey(GUYS CAN HUG) indo em busca do amor de sua vida, Morgan indo morar com Alex(Grande decisão, barbudinho), Ellie e Devon(ai, que dor o meu coração em não poder ver mais aquele tanquinho toda semana...)indo para Chicago. Chuck estava sem o amor de sua vida. Mas quem disse que Chuck desiste fácil? Graças a Morgan ele vai atrás de Sarah por uma ultima vez. E ele sabia muito bem onde encontrá-la. Ela estava naquele mesmo lugar onde ela mesmo disse a Chuck que tudo ficaria bem e que ele só precisava confiar nela. Ironia do destino, essa era a vez de Chuck dizer a Sarah que tudo ficaria bem, que ela só precisaria confiar nele. E que melhor jeito de terminar um conto de fadas (cheio de armas) do que com o príncipe beijando a princesa, com o beijo mágico que tão bem funciona nos filmes da Disney?? 
Em minha mente eu vejo Sarah e Chuck se beijando e lá dentro do coração de Sarah aquela chama começa a queimar novamente. A emoção a cada beijo em meu coração ela recupera todo o amor que ela sentia por ele durante todos estes 5 anos!! E nada melhor do que ouvir de Chuck toda a história dos dois. Muito melhor do que ter colocado em um intersect reprogramado nela. E eles terão um novo começo, como uma família normal, desta vez!
Preciso dizer aqui o quanto eu gostei da performance de Jeffster nesse episódio. Eles foram cruciais para a missão e fazia tempo que eu não ouvia uma versão tão boa de "Take on Me" do A-HA!! Adorei mesmo!!
Outro detalhe. Casey realmente não consegue mais ser o assassino se alma de antes. Desculpe a General, mas ele precisa do time dele! 
Ultimo detalhe: O que vocês acharam da entrada de Sarah na sala do intersect? Ela refez o caminho feito por Bryce para fugir daquela mesma sala. Praticamente os mesmos movimentos. Quantas lembranças...claro que ela fez o caminho contrario!
"Chuck vs the goodbye" marca o fim de uma era.
Cinco anos de muita emoção, alegria, tristeza...não há como explicar tudo o que se passou no coração de cada Chuckster depois de tudo o que aconteceu. Em minha opinião eu não teria feito diferente. Acho que cada decisão de Fedak e Josh foram acertadas. Claro que eu não esperava que Sarah fosse ficar sem suas memórias, mas nada melhor do que eles se apaixnarem um pelo outro novamete. Já fizeram uma vez...Chuck nem vai ter que fazer esforços para conseguir novamente. Trust me, Sarah...
Aqui termino esta ultima review! Agradeço a todos por terem lido e comentado durante todo este tempo! Obrigada do fundo do coração!! Nos vemos em Chuck versus the movie!!

11 comentários:

ChuckaholicFC disse...

Belo texto Carem, emocionei-me novamente ao lê-lo!
Estes dois episódios foram muito emotivos, sinceramente nem sei o que escrever aqui, concordo com tudo o que disseste e acho que já falaste de tudo!
Partilho da tua dor: não haver mais AWESOME se camisa, mas sempre temos 91 episódios para rever, por isso... :)
Acho também que foi melhor Chuck ter-lhe contado a história dos 2 em vez de implantar as memórias, acho que teria sido tudo muito "frio" se ele o fizesse, porque ela não sentiria, assim, ela riu, chorou e "quase" sentiu o que já antes havia sentido!
Eu cá acho que o morgan tinha toda a razão, acho que o beijo lhe reavivou as memórias! Mas também se não o fez, tenho a certeza que depressa elas voltarão! ;) mas quanto a isso, veremos no "Chuck vs. the Movie" ;)
Muito obrigada por teres partilhado connosco ao longo destes anos a tua opinião sobre cada episódio, foi um prazer ler todas as tuas "reviews" ;)
Beijinhos e Boa Semana para ti e Para o Tadeu! ;)

Lu Leão disse...

Mais uma vez me emocionei lendo seu texto, Carem. Ainda não sei bem o que farei sem novos episódios de Chuck, mas uma coisa é certa... Chuck é eterno dentro de mim e acho que na maioria das pessoas que acompanham este blog.
Claro que Chris Fedak não poderia fazer um final qualquer, e dentro de Chuck tudo é surpresa. Ver ao final Chuck contando para a Sarah suas histórias e aos poucos despertar a memória dela, assim como foi quando ela viu o "Sarah + Chuck" na porta, é indescritível (me emociona só de lembrar).
Me apeguei não só a série e aos seus personagens, mas também aos atores que dela participaram. Como disse Levi em uma das suas entrevistas ele esperava que sentíssemos o amor e a emoção deles, e eu senti isso durante toda a série e passei a admirar cada vez mais esses atores, seus produtores e ainda mais a série.
É com satisfação que agradeço a todos deste Blog por compartilharem suas experiencias e o amor por Chuck comigo, muito obrigada. :)

vitaminaChuck disse...

ola lu leão.
quero crer que esta é a primeira vez que apareces por aqui, a comentar.
esteja eu enganado ou não, sê bem vinda :)
obrigado pelo comentário. este meio serve com distinção esta paixão por algo tão puro, tão único como #Chuck.
ainda bem que gosta :)
besito, tadeu

Carem disse...

Chuckaholic,
Eu sabia que irias compartilhar da minha dor, afinal a parte femininha dois fãs saiu prejudicadíssima com o final dessa série. Ficamos sem Devon que era tudo de bom...e sem o Chuck que era um charme...e agora?? onde vamos achar tudo isso?? Ai, ai...
E Morgan sempre tem ótimas ideias...e pra mim essa deu muito certo! Prefiro acreditar nisso!! :)
Obrigada por todos os comentários, minha amiga! Não esquece da gente...pode ser que volta e meia tenha coisa nova(nem tão nova) por aqui! :)

Carem disse...

Lu,
Que bom saber que gostaste de meus textos! Alegraste ainda mais o meu dia!!
Como tu bem disseste...Chuck é eterno sim...em nossos corações, Chuck sempre será o nerd mais legal e sortudo de todos e que conseguiu a garota mais linda e querida da CIA!
Assim como tu, acredito que todos nós nos apegamos tanto aos personagens como aos atores...por isso costumo dizer que formamos uma familia, onde tanto os atores como os produtores se preocupam e sente um carinho enorme pelos fãs da mesma forma como nós nos importamos por eles. É uma familia que está espalhada por todo o planeta e que vai estar sempre unida, mesmo anos spós o final desta aventura!
E não precisas agradecer, Lu...nós é que agradecemos por teres participado e compartilhado com a gente sobre esta amada série chamada CHUCK!!

Jonathan Cezar disse...

Bom demorei, mas deixarei minha opinião aqui também. Outra bela rewiew Carem, Parabéns pela facilidade para expressar seus sentimentos em relação a série em palavras.

O final achei muito bom. Acho que o final com Sarah recuperando a memória totalmente seria muito exagerado para os acontecimentos que houveram durante essa temporada. Ela não caiu e bateu a cabeça e perdeu a memória por um tempo, ela teve um problema diretamente no cerebro por algo que durante a série foi mostrado um grande vilão para quem não era um Bartowski.

Talvez me deixou em um dúvida um pouco o CHuck voltar a ter o Intersect, tudo bem que o último episódio tenha sido quase que uma volta ao começo, mas me deixou meio com a pulga atrás da orelha, com a sensação que foi deixado algo para uma possível volta. Afinal como ter uma vida comum com o Intersect e com uma esposa que que é uma espiã de alma, e um grande amigo que segue por ai como um espião?

Então eu acredito na possibilidade de um filme. Mas no restante achei que Chuck soube fazer valer sua caracteristica de surpreender e emocionar, com um fim que deixa um claro vazio que poderá até ser preenchido, mas não de uma hora para outra.

Acredito que criamos uma legião de fãs leais a essa série, tão leais a criar uma página na internet colhendo assinaturas para tentar trazer Chuck de volta para a TV. Poucas séries tiverão e irão ter isso como essa série teve. E acho que um blog feito dessa maneira, com textos que retratam bem a visão do fã em torno do episódio e dos assuntos Chuck's fazem com que essa lealdade só aumente.

Abraço a todos e ótima semana.

Talemas disse...

Antes de tudo, quero felicitar pela existência de um Blog de fans do Chuck em Portugal. Pena que tudo acabou... Ainda mal posso crer que tudo acabou... Afirmo que comecei a ver o Chuck só a 3 meses atrás, mas fiquei tão fascinada que vi as temporadas todas de golpada até à actual ultima Season 5. Tenho pena de só ter me dado conta de esta espectacular série só este ano (sim, por mais incrivelmente que pareça, só este ano é que me dei por conta de tal série fantástica, por parte de um mero acaso de zaping na RTP2...), mas mesmo assim fico grata e feliz por ainda ter descoberto a tempo. Só gostava de deixar aqui um pequeno pedido, de que se fosse possível, este mesmo blog poderia ficar para a posteridade, dando novidades sobre os actores (em especial do Zach Levi, que foi uma das maiores revelações artisticas, no meu ver, ele é mesmo uma verdadeira estrela da representação e uma jóia de pessoa). Mais uma vez, quero agradecer o belo trabalho e dedicação posta neste blog. "Chuck 4Ever" e "Viva la Nerd Revolution!"

vitaminaChuck disse...

ola talemas :)
sê bem vinda a este cantinho! :)
bueno, nunca é tarde para nada e "devorar" a série em três meses, reflecte excelente gosto e curiosidade :)
não, o blogue não vai acabar e nem pode.
ainda é cedo para descobrir uma nova forma de encarar isto, mas acabar, não.
creio que ninguém vai deixar o elenco de #chuck sossegado, por muito tempo :)
todos nos sentimos envolvidos por eles e eles por nós.
obrigado pelo comentário e por encontrar aqui, uma mais valia a esta tua paixão, "nossa" paixão :)
besito, quando quiser, aparece!
tadeu

Carem disse...

Jonathan,

Desculpa a demora em responder, mas essa época do ano é bem complicado para mim. Meu trabalho exige muito mais durante este periodo. Mas vamos ao que interessa.
Obrigada mais uma vez pelos elogios. Tudo se torna mais facil de escrever quando é de coração.
Sabe que eu não teria gostado tanto assim do final se Sarah tivesse recuperado a memória do nada e tudo fosse um mar de rosas...sim, como "Shipper", claro que seria um máximo, mas assim foi tão mais poético...
Também acredito em um filme...Sarah vai continuar a ser uma espiã nata e, Chuck com o Intersect, é uma arma imporantíssima! Ainda acredito em mais uma ultima missão! ;)

Mais uma vez obrigada pelos elogios, amigo! Nos falamos em breve! :)

Carem disse...

Olá Talemas!

Que bom ver mais uma nova leitora por aqui! Fico muito feliz que gostas deste nosso cantinho!
Sim, é dificil acreditar que tudo acabou! Ainda mais para ti que começaste nessa aventura há tão pouco tempo. Ainda bem que achaste esta série...ela é um tento especial, não achas?
Pode deixar que este cantinho não vai a lugar algum! Atualizações sempre a vista! :)
Muito obrigada por comentar! Seja sempre bem vinda!

kurt disse...

Gente realmente eu não achei o final ruim eu até achei que o final foi bom '-' pq assim aquele beijo é prova do amor deles no inicio ela disse :"chuck pode confiar em mim vai ficar tudo bem" e cheega a hora de ele dizer para ela: "sarah vai ficar tudo bem pode confiar em mim" sem ela ter ideia de quem ele é apenas sabe que eles conviveram juntos, ele conta a historia dos dois ali onde tudo teve inicio então ele diz da ideia do morgan e eles se beijam , então acho que aquele beijo quer dizer um recomeço em que ela ja amou ele e isso estava sendo refeito ela ia ama-lo dnv e talvez acabasse lembrando e os dois vao viver sua vida juntos normal como queriam e ela ira se apaixonar por ele dnv o beijo foi como uma prova de amor então pensando assim acho que o final n foi ruim acho que foi mt bom eles vão recomeçar suas vidas juntos ^^