sexta-feira, 7 de maio de 2010

chuck e as referências

A base de um bom argumento recai sempre na criatividade/originalidade.
Aliado a estes factores, entre outros, há um elemento chave que molda as direcções que um trabalho pode ter: referências que surgem de várias formas.
Um bom exemplo é "Matrix". Busca diversos elementos da cultura pop, inclusive, da Bíblia para moldar seus personagens e criar uma peça única, original, mixando bem estes elementos.
"Chuck" no decorrer de três temporadas, "pisca" o olho a diversos sentidos. Por vezes de forma óbvia, outras nem tanto.
O episódio "chuck vs santa claus" é dos mais significativos e a "vítima": "Die Hard", magistral filme de acção policial, com Bruce Willis.
Tem Natal, tentativa de estragar a "fiesta" natalícia e...Reginald VelJonhson!
Não só repete seu papel como Sargento Al Powell, como aparece sendo primo do Big Mike, uma idéia excelente da trupe criativa.
Referênica e homenagem de mãos dadas, com distinção :)
Tron, Comic-Con, Star Wars, Call of Duty, o leque é vasto!
O cálice sagrado de Chuck é "Spies Like Us" .
Filme de 1985, com Dan Aykroyd e Chevy Chase, nos papéis principais.
A trama (via rêtêpê) é assim:

"Espiões Como Nós” é uma hilariante e tresloucada comédia satírica sobre as aventuras de dois espiões americanos no Afeganistão nos tempos da guerra com a União Soviética. Dois dos maiores trapalhões e incompetentes do serviço de espionagem americano que deveriam servir de manobra de diversão a uma outra equipa cuja missão acabam por realizar graças aos mais incríveis acasos e disparates. John Landis constrói um filme genuinamente burlesco e hilariante que é, ainda, uma revisão cínica e mordaz do cinema de espionagem e aventuras, recheado de gags irresistíveis e servido por uma dupla de talentosos comediantes: Chevy Chase e Dan Aykroyd."

Hum...consegue ver Bartowski pelo meio? Não é difícil :)
A premissa serviu de base para criar o programa e de uma forma ou de outra, inserir no universo "chuck". Ficam algumas referências:

- "chuck vs the broken heart" - chuck disfarçado de médico apresenta-se ao Dr. Mohammed Zamir e trocam vários "doctor, doctor".
Em "spies like us", isto acontece quando Aykroyd e Chase encontram vários médicos numa tenda, no Afeganistão(ver hilariante vídeo abaixo).
- Emmett Millbarge - o nome deste personagem(cruelmente despachado no primeiro episódio da 3ª temporada)nasce da junção de nomes dos personagens interpretados por Aykroyd e Chase:
Chevy Chase é Emmett Fitzhume e Dan Aykroyd, Austin Millbarge.
- "chuck vs the american hero" - chuck depois de entrar no armazém para salvar "o outro agente...argh...", encontra uma máquina de refrigerantes que dá acesso a um esconderijo subterrâneo.
Em "spie like us", cena semelhante envolve dois personagens, algures numa cozinha.

Há muito mais e felizmente, não é a única fonte de inspiração de "Chuck".
É a "mais valia" do programa. Sempre que usa estas notas, fá-lo com distinção. Ganha o programa e quem vê. Se isto gera curiosidade no espectador(em qualquer meio de entretenimento) é uma "pequena vitória" :0)



"Spies Like Us/Espiões como nós" tem a realização segura e divertida de John Landis com argumento de Dan Aykroyd.
Para quem gosta de "Chuck", é "obrigatório" ver :)

2 comentários:

aline disse...

A brincadeira que Chuck faz com o nome da namorada do Batman no primeiro espisódio da série é hilariante... ("Vicki Vale, vic-Vicki Vale..."). Eu sempre me divirto muito quando assisto a essa cena!!!

vitaminaChuck disse...

a série mostra logo "ao que veio" :))
e que melhor intro para Sarah Walker!!

:)