domingo, 27 de março de 2011

alexandra patsavas

Há já algum tempo que queria fazer o texto abaixo. A falta de informação era um problema e deixava sempre  para amanhã.
Com esta paragem de algumas semanas, mais uma, de "Chuck", entendo ser boa altura para deixar Alexandra Patsavas cuidar do blogue, enquanto não há novos episódios.
Deixo alguma da info que encontrei no final do texto e com gosto escrevo sobre um dos nomes mais significantes da produção de "Chuck", porém, "invisível". Espero que goste :)


O que programas como "Roswell", "The O.C", "Grey´s Anatomy", "Gossip Girl", "Saga Twilight", "Supernatural", entre outros, "Chuck", tem em comum?
Nada, à partida, mas se olharmos para a ficha técnica de cada de um destes distintos programas um nome sobressai: Alexandra Patsavas.
E quem é Alexandra Patsavas? Bueno, é só uma das pessoas mais influentes da cena musical/cinematográfica da actualidade.
O argumento, a realização, a emoção que cada cena contém, depende muito da interpretação que cada actor entrega à ela, mas não seria a mesma coisa sem a força que a "aquela canção" traz naquele exacto momento.
É aqui que entra o trabalho de Patsavas como responsável do Departamento Musical. Todas as bandas que ouvimos nos programas citados, entre outros, são escolhidas acertadamente pelo "ouvido abençoado" de Patsavas.
Seu trabalho destacou-se no programa "The O.C", criado por Josh Schwartz(o mesmo de "Chuck"). Apesar de nunca ter visto este programa, na "boca do povo" as música de "the o.c." geravam um interesse cada vez maior junto dos fãs.
Em "Chuck", a continuidade do seu trabalho já deixou "marcas" no ouvido de milhares de fãs.
Impossível não ouvir temas como "no one´s gonna love you", dos Band of Horses e não lembrar do triângulo amoroso entre Chuck Sarah e Bryce Larkin(1º temporada "vs the nemesis")ou "sexy bitch" de David Guetta ft. Akon, em "vs the three words" com Sarah e Carina a conversar sobre como "espiãs não se apaixonam".
Um dos meus momentos favoritos aconteceu já na 4ª temporada com Sarah, infiltrada nas Industrias Volkoff, em conversa com Chuck sobre o tempo que a missão poderia levar("vs the globber")com o belíssimo "vanderlyle crybaby geeks", dos The National a dar o tom perfeito para a cena dramática entre o casal.
Por causa de Patsavas, descobri uma banda, The Antlers, que passou a ter lugar cativo na minha banda sonora diária e tudo por causa de Chuck, Sarah, Shaw e uma ponte em Paris("vs the other guy").
Este é o poder da música e Patsavas consegue traduzir na perfeição o som que a imagem "a" ou "b" precisa.
Seu papel tornou-se tão importante que cair em sua graça é, actualmente, a maior sorte que uma banda pode desejar.
Que o digam bandas "desconhecidas" como "Death Cab for Cutie", "Band of Horses" ou outras já estabelecidas como "Beck" e "Coldplay" cujo "empurrão" via tv surgia na hora certa com seus novos registos discográficos acabados de sair.
Compará-la como uma "dj" de rádio é válido. Na rádio, quando teu programa atrai as mais diversas atenções, começas a receber cd´s promos de todos os cantos, na esperança que a pessoa por detrás do microfone goste da banda e dê a esta os 15 minutos de fama que tantos anseiam.
A rádio de Patsavas é a "tv" e não há diferença entre um meio de comunicação e outro.
Sua parceria com Schwartz é longa e produtiva ao ponto de juntos, criarem o ainda inédito "Rockville CA" , cuja trama desenrola-se num clube de Rock.
A informação sobre esta norte-americana de Chicago, para os dias que correm, é escassa. Não sou adepto do "Wikipedia", mas assumo que, para base deste texto, foi útil mas não tão útil quanto a página da "Chop Shop Records"(nela pode encontrar o impressionante currículo de Alexandra Patsavas), a empresa que criou em meados da década de 90 para dar "vida" a tantas cenas que já fazem parte do imaginário da cultura pop e que, felizmente, cruzou-se com o destino de "Chuck".
O núcleo criativo da "Chop Shop" tem um desafio novo na mão: lançar bandas no mercado como Editora Discográfica e para isto, contam já com 5 bandas em seu catálogo.
É um desafio interessante para quem escolhe canções e dá-las a conhecer para um público vasto e diverso, via TV. Via editora, apesar do "nome feito" no mercado, o caminho é diferente, mas isto fica para outro dia :)
Se de alguma forma os fãs de "Chuck" estão sempre atentos a tudo que nomes como Schwartz, Fedak, Ali Adler, Zachary Levi, Yvonne Strahovski fazem ou irão fazer, acrescentar a esta lista o nome de Alexandra Patsavas é uma mais valia incontornável.
E o leitor, descobriu alguma banda por causa do trabalho desenvolvido por Patsavas?

Deixo três ligações que encontrei para, de alguma forma,  orientar o que aqui escrevi:
-wikipedia;
- tracey pepper;
- entrevista BBC Inglaterra;
- outras ligações disponíveis no decorrer do texto, basta clicar.

6 comentários:

Claudia Barbosa disse...

Primeiramente gostaria de parabenizar o(s) autor(es) do blog pelos excelentes textos que aqui encontro todas as semanas. Este espaço dedicado a Chuck tornou-se especial para mim.
Quanto às músicas da série, são fantásticas, tenho quase todas no pc e mp4 e as ouço diariamente.
Um agradecimento a Alexandra Patsavas por ter me apresentado a The Kooks, uma das minhas bandas favoritas.
Um abraço a todos.

vitaminaChuck disse...

ola claudia, sê bem vinda! :)
obrigado pelo comentário deveras simpático :)
ainda bem que este cantinho te proporciona o mesmo tipo de interesse que o meu, toda vez que por cá apareço para escrever algo.
chuck tem material para uma excelente colectânea, não tenho dúvida alguma!
diz quem sabe, que uma entrevista com alexandra patsavas é das coisas mais difíceis nos dias que correm...bem, a lista de projectos dela é extensa.
que chato, viver a música dessa forma, todos os dias, sem tempo para nada :)
o trabalho perfeito?
aparece quando quiser!
besito,
tadeu

Carem disse...

Claudia,
Não tenho palavras para agradecer pelo comentário. Estamos aqui para expressar o que Chuck significa para nós, e cada texto é escrito pensando no leitor. Fico grata em ver que tens gostado de nossos textos. Sejas mais do que bem vinda ao nosso cantinho!
Chuck tem sido um lugar excelente para se achar belas canções e não é de hoje. Meu toque do celular é Young Blood(musica que toca no momento final de Chuck versus the Pux Mix)...e Alexandra Patsavas está mais do que de parabéns pelo grande trabalho que tem feito.

Espero te ver sempre que possível por aqui...comenta sempre que quiseres, ok? Em breve tem um novo post saindo quentinho pra ti!
Um abraço e mais uma vez obrigada pela tua atenção e pelas belas palavras!!

Claudia disse...

Obrigada pelas boas vindas, Tadeu e Carem!
Beijos!

Rute disse...

Se esta senhora é responsável de me apresentar a bandas como Band Of Horses, The Kooks, Coldplay, Death Cab for Cutie...
E se está responsável pela trilha sonora de todas essas séries!
Tenho realmente de a conhecer porque me apresentou às melhores bandas que conheço...
Grande texto Tadeu, parabéns!

vitaminaChuck disse...

ola rute!
gracias pelo elogio. que bom que o texto foi útil.
há uns tempos atrás perguntei ao gray, do chucktv.net porque não uma entrevista com ela e ele disse que era das pessoas mais difíceis de entrevistar devido a super agenda. pelo texto vê-se que a informação é toda ela "velha".
quero crer que a página da editora dela é actualizada com maior frequência.
sim, tem um currículo invejável e serve como ligação entre personagens e ambiente sonoro.
seu trabalho fala por si e o resultado é invejável.
no primeiro episódio de chuck, teve "beck". fiquei fã desde o início :)
há muito que queria escrever sobre. penso ter, na medida do possível, correspondido com informação q.b. sobre esta senhora "ouvidos de ouro" :)
besito!!