quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

chuck: legacy

Ao ver aquele que seria, à partida, o último episódio da quarta temporada e qui ça, de "Chuck", um nome, que sempre esteve presente na série, veio ao pensamento: TRON: O Legado.
Tal como no filme(a continuação), é a relação entre pai e filho que liga a tudo e a todos. "Tron" sempre esteve presente na mitologia "Chuck", ontem, mais uma vez, deixou sua marca, directa ou indirectamente.

Escrito pela mui querida dupla(que ganha aqui merecido voto de confiança)Lauren LeFranc e Rafe Judkins, "chuck vs the pux mix" é, em toda sua excelência, uma ode à Steve Bartowski(Scott Bakula), uma espécie de "Jonathan Kent", o pai de Clark Kent também conhecido como "Superman".
Os escritores sabem o que fazem e a impaciência de muitos teve seu pagamento com este episódio. É impressionante como desde a sua primeira aparição em "vs the dream job", Papa B. "culmina" com este "vs the pux mix" sem sequer ouvir sua voz, que ainda deu ar de sua graça no primeiro episódio da quarta temporada.
Superar a presença carismática de Scott Bakula não é fácil, mas sentiu-se o quão grande tornou Chuck quando, em nome da família e de quem ama, traz à tona o melhor que há nele.
"Orion Lives", tal como Flynn, o personagem de "Tron", mesmo quando ninguém sabe do seu paradeiro.
Genial!!

Quando o episódio da semana passada terminou, ficou claro(para o escriba)que este "só" funcionaria com a exibição de 4.13.
A dinâmica, por não ser final de temporada, não poderia ser igual aos episódios 18 e 19 da terceira, mas vendo-os desta forma, "casam" muito bem.
Até então, era impossível imaginar como 40 minutos serviriam para resolver tal trama. Pairava em mim a "certeza" que havia trama a mais, para tempo a menos mas "hey...isto é "Chuck"!
Classe é o que não falta ao programa e a resposta veio com...calma...muita calma!  :)
Regressar à cabana do Papa B., com a silhueta de Chuck a lembrar seu pai para mais tarde derrubar Volkoff com palavras que mostram o quão orgulho tem em ser filho de quem é, revela o elevado padrão que o programa pode e tem para oferecer quando algo mais lhe é pedido.
Cada frase encaixa na próxima cheia de vigor com Zachary Levi(terá prendido a respiração para ficar com o nervo visível em sua testa?hum...)e Timothy Dalton a entregar excelente performance perante argumento carregado de emoção.
Se assim foi, com tramas resolvidas "às pressas" é porque a NBC não vê o que tem em mãos. Não só demorou para renovar "Chuck" como a meio da viagem, pede mais 11 episódios.
Fãs, saem a ganhar e os criadores reconhecem que há duas finais numa só temporada, porém, isto obriga a ter histórias rápidas, como Chuck sem o "intersect" que bem poderia "render" mais ou como não só Volkoff é derrubado levando com ele, também, a "Hydra" potencial inimigo. Dois coelhos, uma pancada só(perdoem a expressão, eu amo coelhos e não, meu nome não é Volkoff).

Para contornar tais problemas, a resposta tem-na Chuck na "ponta da língua": precisamos de um plano".
"vs the pux mix" é este plano com arestas cortadas pautadas quer por uma montagem inteligente, levada ao colo pela música de Tim Jones.
Linda Hamilton, como a mãe de Chuck e Ellie, mantém até o "final" o semblante da dúvida, da mulher toldada  por momentos perdidos, que tem dificuldades até em emocionar-se quando a filha lhe apresenta a neta. Que cena...
Adam Baldwin e seu Coronel Casey passa da razão da força para a força da razão. Tenho dito!
Espero que os novos episódios tragam uma Mekkena Melvin mais activa, quer use uma t-shirt do "back to the future", quer use uma calça de ganga...desculpem desperdiçar um elogio, mesmo na língua de Camões, para uma gringa, seria um crime...
Que papel terá Clara Awesome na vida da trupe Bartowski? Como será Chuck "tio"? Continuará a manter Ellie distante da verdade? Awesome, que lá apareceu sem camiseta, yeah! diram algumas meninas :) parece ter sua história escrita para os próximos 11 episódios: cuidar das fraldas e cuidar dos futuros "marmanjos"...
Se 4.13 foi épico, épica foi a actuação de "Jeffster" naquela que terá sido a melhor actuação do duo e inesperadamente divertida até então.
Conseguir a proeza de tirar a atenção para o "push mix" do título do episódio para uma canção em que incita as prestes a serem mãe a "pushar" bem, é obra. "cover song by cover song, shaping the youth of America" porra pá, "Jeffster" para Presidentes!!

Para o final, um olhar, um silêncio, um sorriso.
Assim poderia terminar "Chuck" que escolhe a rotina, a "a vida continua" para ilustrar o nascimento de um bebé, a união entre pai e filha...e Morgan e a felicidade de um casal(sim, eles estão noivos!), enquanto um senhor limpa o chão de um hospital.
A vida também continua para o "vitaminaChuck". Para a semana há mais :)


nota: impressão minha ou Sarah, quando vê Casey no Hospital, caminha em sua direcção para o abraçar? Terá a cena, sido cortada? hum...

2 comentários:

ChuckaholicFC disse...

Olá! Cá estou eu novamente (mais cedo esta semana!)! ;)
Bem, este episódio não resisti, assim que o tive em mãos tive de o ver, era mais forte que eu!
Não há palavras suficientes para descrever este episódio... Até agora, o meu episódio favorito era o 3.13, agora, não sei não!
Foi um episódio de muitas emoções, naquela parte na cabana, confesso que tive um certo receio que Volkoff matasse alguém muito próximo de Chuck, mas quando deu aquela parte do Casey a levantar-se, percebi logo que ia correr tudo bem!
Chuck tornou-se num verdadeiro espião, quem o viu e quem o vê... No início da série "não dava uma p'rá caixa", agora arranja cada plano que nos deixa boquiabertos!
Se este episódio tivesse sido o último (ainda bem que não foi!) estavamos muito bem servidos... Como diz o meu mano: "Adoro finais felizes!"
PS- também tive a mesma impressão que tu, acho que a Sarah abraçou o Casey, foi pena é não terem mostrado o momento!
Continuação de uma boa semana!
Beijinhos

vitaminaChuck disse...

ola cfc :)
um verdadeiro espião que não dispensa materiais de escritório :)
volkoff tem de regressar! grande personagem :)
bem, se cortaram o abraço, perdeu-se um grande momento, tomara que haja outro, sem ele estar numa cadeira de rodas :)
beijoca e que os episódios "13" continuem a ter impacto por ai :)