quarta-feira, 18 de maio de 2011

o tempo quanto tempo tem?

Pronto, "Chuck" 4º temporada, esta arrumado, empacotado e entregue aos fãs e sem(bem...com alguns pelo meio)aviso prévio de deixar qualquer fã a chorar por mais. E o choro foi tanto que, vejam só, vamos ter mesmo. Viva a 5º temporada!! :)
Foi preciso ter um balão de oxigénio para controlar o coração apertado num episódio audacioso que, apesar da mestria de Chris Fedak para escrever, "vs the cliffhanger" é uma autêntica resposta à "vs phase three", com muito Chuck e pouco Sarah.
Chuck tem neste episódio igual oportunidade de mostrar à Sarah que, não importa o que aconteça, esta ali para ela, fará tudo por ela. E fez.
Este texto, mais que um reflexo sobre a final, assenta-se em impressões a medida que o episódio decorria.

De todas as "finais" que "Chuck" teve(esta foi a 6º. Que outro programa tem isso? Só "Chuck mesmo... :) )está é a que mais diz "Adeus" ao programa e a culpa é dos "flashbacks" que surgiram no final do episódio e aos constantes "don´t freak out".
Se acabasse ali, "vs the cliffhanger" seria como um dardo atordoante com o "super cliffhanger". Teríamos o final de um ciclo, da era Chuck, e o começo de outro com...Morgan(mas isto, fica mais para a frente).

Tempo. Quanto tempo o tempo tem? A resposta: 40 minutos mais uns poucos "roubados" à abertura do programa.
Pela primeira vez não houve o boneco a sair do nariz de ninguém. O tempo, a falta dele, assim ditava.
Esta luta contra o tempo fez tudo parecer rápido demais. O ritmo alucinado prende o espectador mas depois, como que a dar o "corpo ao manifesto", fica vulnerável para situações como a de Vivian Volkoff(a nota negativa para o escriba neste episódio final)
A temida menina mimada simplesmente não teve um fim. Sumiu. Sim, sabemos o que aconteceu mas....bem não tenho tempo para terminar este raciocínio. Próximo...
O tempo não ficou vulnerável só aqui. Houve mais situações.
Apesar de seguir a cartilha do suspense, em que "aquilo que não se vê, mete mais medo", admito, queria ver Sarah a recuperar na cama do Hospital. A reacção dela, de Chuck, Ellie, Awesome, de todos ao despertar(aposto uma tosta mista como esta cena foi gravada). O corte para a cena seguinte é perfeito e conclui a cena anterior com "medo" porque numa igreja é bem possível passar da tristeza para a alegria. Gerou suspense, mas lá está, o tempo, ai o tempo...
As palavras acima poderão soar a decepção nalgum momento, mas a ter alguma, será sempre por saber que este programa tem uma capacidade infinita de dar mais e mais onde só a agenda de filmagens e tudo à volta, por vezes, não permite.
Apanágio de "Chuck". Sempre foi assim mas rara foram as vezes onde o fã saiu a perder.
"vs the cliffhanger" é o culminar da história Volkoff com redenção pelo meio, é sobre o poder da família unida e o poder do Amor.
Que mensagem o programa oferece na "hora do aperto" onde todos os personagens se unem, não importa a consequência. Até General Beckman, com seu cartão pessoal da C.I.A., nos poucos segundos que apareceu, brilhou.
Nada se oporá perante tal força.
Morgan(com um discurso final em que parecia ver a cara de Chris Fedak, apesar do episódio ser escrito à meias com Nicholas Wootom)com intersect?
Se o "Intersect" responde ao perfil do usuário(a arrogância, o poder, foram incompatíveis e insuportáveis em dois GRETA´S)então, a 5º temporada promete muita risada. Sim, porque Morgan saberá lidar com o programa mas de uma forma totalmente ingénua, pateta até.
Não é Chuck, mas este estará sempre ao seu lado para o guiar. Apesar de ter bom coração é, acima de tudo, Morgan é medroso enquanto Chuck, inseguro. Uma coisa é certa, vem ai diversão da boa!!
Para aguçar este aperitivo, o facto de ser a última temporada e por tudo que sabemos da equipa que cria "Chuck", a 5º e última temporada poderá ser a melhor de todas.
Expectativa é alta, mas com uma ressalva: este programa premeia Joshua Gomez pela seu notório crescimento em "Chuck", mas qual será o papel de Zachary Levi na última temporada? Mal posso esperar para tirar esta dúvida...
No final da 3º temporada, o amor predominou. No final da 4º, o amor concretizou-se. A química deste casal ofusca meus olhos, faz meu coração palpitar de alegria. Tudo funciona entre Chuck e Sarah. A maturidade atingiu a ambos, apesar das diferenças.
A troca de votos foi linda onde a simplicidade reina.
A cena em que ambos estão na cama e Sarah, ao mostrar dúvidas à uma semana do casamento, pergunta: "...e se chover?" bem...é linda!!
Uma pena ver pouco tempo de antena para as "Cat Squad´s", mas a continuidade do texto, quando Carina entra no carro com Zondra(Mercedes Masohn)a comentar sobre a missão no Egito, numa clara alusão ao episódio anterior onde Sarah comenta com Ellie o porque destas não estarem presente na sua despedida de solteiros, é bem conseguida. Não há nó sem ponto :)
Duas notas curiosas: a mãe de Morgan, a senhora Bologna não foi ao casamento(Big Mike Big Mike...não dá descanso à senhora, é o que dá...)e Morgan hora com a protecção para seu braço baleado, hora sem hora com  :)
Buy More vendida, Buy More comprada. O chefão da NBC comentou dias atrás, e Chris Fedak já confirmou, que a a próxima temporada será um regresso às origens. Óptimo, não vejo a hora de rir à fartazana com os "Nerd Herders" à boa moda antiga.
Bem...este "Eraser" é mau como as cobras! Catano...o que foi aquele sorriso maquiavélico no final??
Alguém ficou a pensar que afinal, Stephen Bartowski poderá estar vivo?? Seria a reviravolta das reviravoltas!
Quem é este senhor(Richard Burgi. Participou num episódio do mítico "Firefly", com Adam Baldwin e no popular "Desperate Housewives")? Ele volta? Sim, "Team Bartowski" precisa limpar o coiro a este insensível sem eira nem beira. Via Casey, se faz favor!
Um adeus tropical à Alexei Volkoff. Hum...fiquei triste. Quero mais Alexei Volkoff ou Hartley Winterbottom, tanto faz. Na minha modesta opinião, a melhor participação especial de sempre em "Chuck"!
Bueno, tudo arrumado. Tempo para balanços(brevemente), escolher momentos favoritos(brevemente) e entre outras coisas a certeza de que o blogue, como tem acontecido nas pausas de "Chuck", não tirará férias(Mr Volkoff deixou o testamento para Chuck com todo aquele dinheiro e esqueceu-se do combinado comigo...damn you Mr Volkoff!! O seu último acto de maldade: ser forreta para comigo!  :)  )
Lua-de-Mel, segundo fontes das Água do Luso será em Portugal, esta bela localidade :)

4 comentários:

ChuckaholicFC disse...

Este episódio foi espectacular...!
Por momentos chorei, pensei que tinha acontecido alguma coisa à Sarah, apesar de ter visto a promo e saber que nada lhe iria acontecer, o momento foi tão intenso que cheguei a duvidar!
Foi lindo o casamento! Foi um grande marco para todos fãs, desde a primeira vez que vi Chuck que esperava por aquele momento e finalmente aconteceu!
Se este tivesse sido o último episódio de Chuck, confesso que não poderia ter acabado de melhor forma (mas tinham de retirar aquela parte do Morgan no final, senão uma pessoa ficava muito ansiosa pela sequência!)...
Quanto à "ameaça" daquele homem da CIA, estou como tu: Será que o Papa B. está vivo?! Era muito bom! Parece que estou a ver o final da 5ª temporada: a família Bartowski toda reunida! Era lindo!
Bem, agora temos de esperar por Setembro, não é verdade?! (Acho que nunca quis tanto que Setembro chegasse! ;p)
Beijinhos

PS- Outra coisa, aquele murro do Devon, sim senhor! Fiquei estupefacta, afinal aqueles músculos tinham de servir para alguma coisa! ;p

vitaminaChuck disse...

ola c fc!
realmente, para quem acompanha "chuck", ficou patente desde o primeiro episódio que o futuro destes dois pombinhos "acabaria" no altar.
o episódio final prova, como tantos outros, que chuck tem uma capacidade criativa enorme, só lhe faltou tempo.
vais ver, a 5º temporada vai provar algo que há muito se comenta. saber quando começa e termina o show. ganhamos várias "finais" épicas e perdemos um pouco da estrutura coesa que um programa precisa ter.
mas qual o fã que no final, não está feliz? :)
o devon está com aqueles músculos todos porque a baby clare já deve pesar uns quilitos por esta altura :)

hum...papa B de volta seria perfeito, mas se o homenzito foi desta para melhor, escreve o que te digo, se mama B e Volkoff voltar, curado que está, ainda sai casamento dai... :)
beijoca enorme!!
tadeu

Carem disse...

Tadeuzito!

Grande texto, como sempre! O que seria deste blogue sem esta pessoa técnica, que és!

Fedak conseguiu dar um nó em nossas mentes até o final! Mas valeu a pena!
Todos queremos Volkoff/Hartley novamente na série! Timoty é perfeito! O contraste do olhar sombrio de Volkoff quando estava preso no caminhao com olhar inocente de Hartley mostram a habilidade de nosso 007. Tenho altas esperanças quanto a nova temporada!

PS: Estou com ciumes...a Chuckaholic só comenta os teus textos ultimamente... :(
Baaaahhhh, esqueci de comentar sobre o soco de Devon...que charmeeeee! Lindoooo!

Até!

vitaminaChuck disse...

ola carem!
és um amor!
este texto, o teu texto, para ser perfeito teria de ser como um relato/narração de futebol.
minuto um- começa o jogo.
minuto dois- falta...
:)

muita coisa a acontecer :)
o fedak comentou com o "ausiello" que vai tentar traze-los de volta. nada mal, nada mal mesmo... :)
viste o final da vivian com melhor olhos do que eu. eu não gostei muito...
beijoca enorme!!