domingo, 15 de maio de 2011

a 5ºtemporada e o final

É oficial. Já o era mas hoje a NBC deu a conhecer o destino de "Chuck".
Regressa para a 5º e última temporada e passa de Segunda para Sexta-Feira, mantendo o horário das 20h.
Nas redes sociais os comentários são os mais diversos e aqui, com respeito a todas as opiniões que possam surgir, a minha é clara: é o melhor final que "Chuck" poderia ter.
Desde sempre os "maus resultados"(5, 6 milhões...quer dizer, como estes números podem ser mau?negócios...)associados ao programa tinham como referência a competição do "Dancing with the Stars" e "House", para complicar, o horário, 20h ou como gringo diz "8 p.m.".
Não conheço os hábitos dos norte-americanos, mas o que é certo que contra os números um factor sempre esteve ao lado de "Chuck": a regularidade.
A juntar a isto as sucessivas ameaças do cancelamento do programa, da 1º a 4º temporada, os fãs respondiam com campanhas de deixar qualquer um surpreendido e como se isto não bastasse, sempre a ter resultados positivos. Cada temporada é conquistada acima de tudo pela união de fãs e paixão de quem faz "Chuck".
Esta decisão acaba por refletir um pouco em factores que em nada tem a ver com a qualidade de "Chuck", mas perder cerca de um milhão de espectadores, da metade da 4º temporada em diante, tornou a angústia da renovação maior que nunca.
Voltar para 5º temporada, com 13 episódios finais é uma dádiva que poucos conseguem.
"Heroes", que teve um sucesso superior à "Chuck" foi cancelada sem direito a terminar sua história.
Há muito para celebrar.
Fechar a conta com 13 episódios é proporcionar a "Chuck" tudo aquilo que temos mas que o tempo nunca permitiu fazer, um grande arco, uma grande história com o verdadeiro "começo meio e fim".
Desejar, após saber estas intenções da NBC, mais 9, 11 episódios em nada será útil para o programa. Aceitar o fim é dar à "Chuck", à produção e fãs a despedida mais incrível que se pode desejar.
Perante a mudança e fim anunciado, o fã tem agora a oportunidade de fazer aquilo que por quatro anos sempre pediu: responder com grandes audiências e provar que não há mudança que nos derrube!!
Para nota final, deixo as palavras de quem sabe o que "fala"(e outras reacções via twitter). Via twitter, Josh Schwartz explica na perfeição o que lhe vai na alma e, quero crer, já aceitou para si e para "Chuck", o fim:

Josh Schwartz
Decision by NBC to pick up CHUCK for a final season to complete the story was incredibly classy. A gift to fans who have been so loyal. We are very grateful. Most shows don't have this opportunity. Watch the kick ass finale tomorrow night and get ready for S5!

Graham Gray Jones
I do NOT advise campaign for more Chuck eps. Let the writers carve a very solid 13 eps & not worry about shoe-horning more at last minute.
Alan Sepinwall
One thing I'll say on "Chuck" right now: based on how tomorrow's finale ends, s5 has the chance to be a really strong close for the series.
"Chuck" fãs, tempo de celebrar e continuar a partilhar todas as alegrias que Chuck e companhia tem proporcionado até agora e por mais um ano :)

2 comentários:

Sissi disse...

Super concordo...a NBC teve uma grande consideraçao com os fas de Chuck..e eu particularmente quero aproveitar ao maximo essa 5a temporada independente da quantidade de episódios =)

vitaminaChuck disse...

ola sissi :)
sê bem vinda a este cantinho!
no final, espero, que todos possam ver desta forma.
o tempo poderá mudar opiniões, porque é de "chuck" que estamos a falar, mas é, para uma emissora que tanto "reclamamos", o maior dos gestos.
grande decisão em prol de que cria e dos fãs :)
besito, boa semana e quando quiser, aparece :)