terça-feira, 23 de novembro de 2010

knock knock

Não acompanho "Chuck" desde sua estreia, em 2007.
Apanhei o comboio a andar(2ª temporada), mas fui e voltei ao mesmo lugar, várias vezes. Tempo houve para rir, pensar, vibrar e emocionar-se com toda a história, mas nunca como desta vez.
Quero começar este texto com uma confissão: pela primeira vez emocionei-me com direito à "lágrima no canto do olho" ao ver "Chuck".
Esperaria tal coisa de um programa que claramente adoro? Não. "Chuck" equilibra o tom entre a comédia acção e drama, mas se tal aconteceu é porque o episódio 4.09, é de longe, o melhor episódio alguma vez exibido!
Quem duvidar terá um exame à próstata feito pelo Awesome!! :)

Há muito para escolher, muito para citar, mas o que define este episódio, para mim, é a cena em que Sarah, magistralmente interpretado por Yvonne Strahovski, cheira a camisa de Chuck.
O olhar, a forma como ela hesita em chegar perto daquele pedaço de roupa, em sentir seu cheiro expõe uma Sarah que duvida dela própria e que sente/descobre ali mesmo, quem era e quem hoje é.
Esta cena "acabou" comigo.
O sentimento de possível perda daquela menina solitária é seu ponto fraco e sua maior motivação.
Perante isto, o que faço? Começa a ficar cada vez mais difícil fazer um "top" com as cenas mais belas de "Chuck" e esta cena acaba de entrar para a galeria de cenas excepcionais.

"chuck vs phase three"
Começar pelo devido:
Realizado por Anton Cropper: serve "só" a cena do tapete? (pela pesquisa que fiz, é a primeira vez que realiza um episódio de "Chuck". Se isto é mostrar serviço, está contratado!!)
Escrito por Kristin Newman: serve "alguém mais quer ser meu namorado?" ou Lester a simbolizar a impotência, com aquele riso maquiavélico...medo! Cada linha escrita de 4.09? :))

Quando a "fase três" começa, que vem a revelar-se numa lobotomia, vemos Chuck perder tudo o que é importante na vida dele, mas em momento algum o "factor intersect" faz parte de seus pensamentos. Mais uma vez a resposta para os mais cépticos: Chuck espião sim, mas sem nunca perder sua graça.
Este episódio diz-nos claramente, Chuck pode ter um intersect na cabeça, mas é pelo que é com a família e amigos que construiu tudo que tem à volta. 
A presença de Zachary Levi é reduzida e isto tem influência directa com o episódio 4.10, que leva Levi novamente à cadeira de realizador, depois do aclamado "vs the beard", na 3ª temporada.
Isto abre espaço para Yvonne Strahovski presentear-nos com a melhor Sarah de sempre.
Vê-la esta semana foi quase como se estivesse a dizer obrigado a quem lhe deu este papel,  à todos os fãs pelo apoio dado ao perceber cada reacção sua, cada riso, cada lágrima, cada raiva exprimida em qualquer cena que sua "Sarah" participa.
Houve Sarah de todas as formas.
Desde a insuportável, liderada pelo seu antigo chefe, Director Graham, prontamente lembrado por Casey, até  a mais motivada e emotiva de sempre.
Na cena final, em que diz à um Chuck inconsciente o que seu coração cheio de nós não conseguiu exprimir a cada dia vivido com seu amado é linda!
As cenas de luta foram intensas com a banda sonora, a cargo dos australianos Wolmother e seu "Woman", perfeita.
Grandes coreografias mas nenhuma bate a cena em que Sarah sai do rio e todos os "paus mandados" do "Belga" fogem devido à lenda da "travesti loira e gigante". 
Imagino como esta lenda deve ter começado...e como uma história nunca termina do jeito que começa...a pequena tornou-se gigante, mas travesti? :)) alguma "private joke"?  :))
Resumindo, na sala de argumentistas só um nome estave em cima da mesa: Sarah/Strahovski.
Não tiro mérito à trupe da Buy More que mudou de ares, a casa dos "Awesome´s". Foi interessante ver como o cenário muda, mas a risada permanece. 
Mas não há glória sem sacrifício, certo? Para isto acontecer, temos de fazer uma exame à próstata a todos :))
Uma boa troca, em troca de colocar um computador a funcionar. Nem que para isso, toda a buy more tenha de ficar vazia :)
Reparei que este deve ter sido o episódio com mais figurantes envolvidos: as cenas na Tailândia mais a trupe Buy More, deve ter colaborado para um orçamento extra esta semana :))

Infelizmente, a idéia de terminar os episódios com um "gancho" não está a funcionar na intenção de trazer mais público para "Chuck", as audiências foram fracas, mas é apanágio das coisas boas(mas isto, fica para o "pulso 4.09")e não vai mudar uma vírgula na minha devoção ao programa.
Empolgadíssimo em ver Ellie a ser uma "Bartowski" mas inserida no contexto espionagem e com Awesome(ex- eu quero ir numa missão)a ser um mero espectador, preocupado somente com o bem estar da mulher e mãe do futuro "little awesome".
Algo me diz que aquele computador despoletará a intersect em Chuck, o que torna a frase de Mary Bartowski ainda mais enigmática, " teu pai não queria que visses isso..."
Mas este é o meu lado "treinador de bancada".
Grande episódio e grande responsabilidade nas costas de quem cria esta diversão toda semana porque superar este nível com tantos episódios pela frente...não vai ser fácil :)

O que achou deste episódio. Merece um comentário, não acham?  :)

E no final, o amor, esta grande batalha como diria Morgan, vence :) 


10 comentários:

ChuckaholicFC disse...

Amei o texto! :)
Adoro Chuck, mas a minha personagem favorita na série é a Sarah, por isso, acho que um episódio dedicado maioritariamente à Sarah foi a melhor ideia que eles poderiam ter tido! :)
Estou tão ansiosa por ver esse episódio!

vitaminaChuck disse...

chuckaholic, quando vires este episódio, teu "nickname" ganhará outro sentido, tipo "chuckaholic SPC", kidding "chuckaholic 2.0" :))

ChuckaholicFC disse...

LOL
Desculpa a minha ignorância, mas a parte do "chuckaholic SPC" eu não percebi o que quer dizer... :s

ChuckaholicFC disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carem disse...

Hehehe...ótimo texto, guri!
Episodio que fez Yvone merecer um Emmy, com certeza! Espero que ela tenha visto todos os belos comentarios que feitos a ela mundo a fora! Ela merece todo o reconhecimento do mudo! E Sarah definitivamente tem o posto de maior "Badass" de todos os seriados!!

vitaminaChuck disse...

chuckaholic, tens razão em não perceber.
de alguma forma via o FC como ligação há um clube de futebol, mas são as iniciais do teu nome certo? :)
foi um "golpe de vista" furado :))

aline disse...

MELHOR EPISÓDIO DA TEMPORADAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!! Chorei de rir com o "travesti loiro gigante". Muito bom!!!!! Não consigo entender como esse episódio teve menos audiência do que os anteriores... Ele é perfeito!!!

Esperando ansiosa pelo próximo, já que haverá a volta de Mama B.

Besitos!!!

vitaminaChuck disse...

carem,
obrigado pelo elogio :)
ela merece certamente um "for your consideration" e aposto que a orelha dela esta a ferver neste momento :))

vitaminaChuck disse...

ola aline!
nem quis acreditar no que tinha acabado de ver e nem imaginas como todos estão a elogiar este episódio. até quem não gosta :))
quanto as audiências, respondi no "pulso 4.09".

sinto-me renovado para mais "chuck" depois desta pequena obra-prima :)
ainda bem que viste.
bom saber que uma loira gigante e travesti te deixa a "chorar de rir".
besito!

ChuckaholicFC disse...

Certo... ;)
Mas fiquei curiosa, o que queria dizer o "SPC"?! O "2.0" eu percebi, mas não percebo o que é o "P" do "SPC"... :)