terça-feira, 7 de dezembro de 2010

situações ao invés de missões

"Chuck" - 4ª temporada. 10 episódios, 10 "culpados":
"vs the anniversary" - Chris Fedak
"vs the suitcase" - Rafe Judkins e Lauren Lefranc
"vs the cubic z" - Nicholas Wooton
"vs the coup d´etat" - Kristin Newman
"vs the couch lock" - Henry Alonso Myers
"vs the aisle of terror" -  Craig Digregorio
"vs the first fight" - Rafe Judkins e Lauren Lefranc
"vs the fear of death" - Nicholas Wooton
"vs phase three" - Kristin Newman
"vs the leftovers" -  Henry Alonso Myers

Para aproveitar este interregno de sete semanas nada melhor do que olhar para trás e fazer um balanço, ainda que provisório, da quarta temporada de "Chuck" após dez episódios num total de 24(13 iniciais + 11 adiccionais).
O texto é feito a partir de certezas e incertezas(algumas notas surgem na esperança de criar reacções, mesmo que não seja o que realmente sinta)sempre disposto a ler um comentário contra ou favor, mas com tem sido até agora, felizmente, feito de forma saudável e com alegria.
A presença da Carem Drawanz surge de forma natural. Semanalmente partilha sua visão sobre  "Chuck" no blogue e a troca de idéias torna este balanço "mais rico"(seus pensamentos expressos em azul negrito).

Só falta o seu comentário :) 
nota: a esta altura todos sabemos quem são os actores que interpretam Chuck, Sarah, Casey...daí o texto raramente referir o nome do actor em causa.

A "debandada" geral na sala dos argumentistas principais(entre 3ª e 4ª temporada)causou um "frisson" em toda comunidade "Chuck". A nova trupe de "desconhecidos", com ou sem provas dadas, tinha em mãos uma "herança" significativa para resolver: Chuck espião vs Chuck o rapaz bem disposto do costume, sem com isto perder as características que por três temporadas moveram "mundos e fundos" para que o programa tivesse sempre "mais uma chance".
Como em todo e qualquer lugar, aceitar "substituições" nem sempre é fácil. Estranhar para depois entranhar :)
A Carem partilha da mesma opinião, mas na hora da saudade, um nome sobressai: Ali Adler.
"De todos os argumentistas que foram embora, sinto muita falta de Ali Adler. Não só pelas cenas de Awesome sem camisa :)  mas pela sensibilidade com a qual ela tratava de todos os relacionamentos da série. Mas, como toda história tem um final, temos que agradecer a Ali Adler por todo o legado que ela deixou.
Como sempre há um lado positivo em tudo, temos uma grata surpresa nessa nova turma de escritores que se junta a Josh e Chris. Kristin Newman, é unânime, assina os melhores episódios até agora".
A máquina começa a trabalhar e mesmo antes da estreia, uma coisa "salta à vista": a lista de convidados especiais que aumentam dia após dia conferindo "estatuto" ao programa.
Dolph Ludgren, Olivia Munn, Armand Assant, Summer Glau, entre outros, encabeçados por Linda Hamilton e Timothy Dalton(aqui, unanimidade entre eu e Carem). Pedir mais era impossível. "Quanto as participações especiais, até agora tem sido de uma excelência incrível. Todas as GRETAS fazendo as funções à elas propostas...Lou "Hulk" Ferrigno foi hilário...Richard Chamberlaim foi incrível em seu papel."


O lema desta temporada(para os 13 episódios iniciais)foram bem definidos por Chris Fedak(mais habituado a dar à cara pelo programa): Chuck à procura de sua mãe, Mary Bartowski, ou seja, família. Ah...importante, sem mais mentiras por perto..."O tema desta temporada não poderia ter sido melhor proposto. É tudo sobre a família. Chuck à procura de sua mãe para, enfim, encontrar as tão sonhadas respostas para o seu desaparecimento e em recorrência disso, construir uma identidade com Sarah. Ambos formam o arco principal e  já não conseguimos mais imaginar este casal separado. Eles se tornaram num só e isso foi provado em "vs phase three”.


Fedak, co-criador da série dá o exemplo e mostra "como se faz" ao assinar o argumento "chuck vs the anniversary", o primeiro da 4ª temporada e um momento define este episódio, que difere dos restantes 9 exibidos: Chuck no final, reunido com o "team bartowski" na cave secreta de seu pai(mas já lá vamos).
Do segundo episódio em diante, esta relação "dissipa-se" e isto serve como base para construir algumas das palavras abaixo.
Após ver a primeira ronda de episódios de cada argumentista novo(a 2ª começa no ep. 4.07), foi complicado separar o "team bartowski" dos 6 episódios adiccionais da 3ª temporada com este novo "team bartowski".
Esta sentença fica acentuada após os minutos finais de "vs the anniversary" onde Chuck, rodeado por Sarah, Casey e Morgan, pede ajuda aos seus amigos para encontrar sua mãe desaparecida, na cave(secreta)da casa onde cresceu com Ellie.
As relações estão lá, mas o distanciamento do "team" é notório, principalmente na outra "linha da frente"(e "Chuck" tem tantas)que naturalmente conquistara seu espaço: Casey e Morgan.
Adam Baldwin e seu "Casey" tem sido "mero" espectador, distante.  "vs the couch lock" não chega para encontrar e "libertar o Casey" de outrora.
No caso de Morgan, consigo ver um trabalho apurado por parte de Joshua Gomez(e não se trata do que cada actor é capaz de fazer)mas Morgan renascido em "vs the beard", que desde então "rouba a cena", tem na quarta temporada(nota: nem sempre)um "travão" claro na construção de seu personagem. Ingénuo sim, mas a sabedoria deste é muitas vezes suplantada pelo seu lado "atrapalhado e com medo". Não pode ser o novo "Chuck", tenho noção disto, nem deixa de ser a "voz da razão" em momentos de crise(transferir este lado de Morgan de Ellie e Awesome para o casal Chuck e Sarah é muito bem conseguido)mas há algo novo neste Morgan e "aceitar" o porque de tanto "atrito" com Casey não se explica só com o factor Alex.
Não sei se foi intencional, se havia mais a perder do que ganhar, mas a confiança entre Casey e Morgan era um dado adquirido, porque pô-los a pisar um terreno já feito por ambos?

Nas diversas conversas que tenho com a Carem, seu lado racional quase sempre ganha o meu emocional na hora de focar Morgan e Casey... e é justamente aqui que esganamos o pescoço um do outro :D


"Tocando, enfim, em um ponto delicado aqui, temos a dupla Morgan e Casey. Bom, sempre defendi Josh e Chris nesse ponto e não vai ser agora que vou mudar minha opinião. Acho sim que Morgan vem evoluindo e tem se tornado peça importantíssima dentro da série. Tanto com Casey, como com Sarah e Chuck, ele vem mostrando ao que veio e não tem decepcionado. Estou gostando muito de como os escritores estão levando o personagem. Morgan tem sido muito melhor aproveitado nessa temporada do que foi nas outras todas.
Casey, por sua vez( não vou negar) está mais tímido nessa temporada. Mas se formos analisar no contexto geral da série, ele vem, desde a terceira temporada, tendo suas participações um pouquinho diminuídas, em função de a série começar a tratar um pouquinho mais de Chuck e Sarah e o que os rodeia, sem ser necessariamente as missões, que eram o centro das atenções nas duas primeiras temporadas. Porém Casey continua sendo de suma importância para a série, sendo que ele tem sido o resgate para todos os momentos de apuros do Time Bartowski, além de ser visto como o "mentor" do grupo. Sua sabedoria vai ser fundamental para poder acabar com Volkoff. E nessa temporada estamos conhecendo Casey "Pai", aquele cara sensível que está sempre pronto para ajudar, aquele que fez amigos em Burbank. Esse velho amigo ainda tem muito para nos mostrar. Entendo os motivos dele não ter tanto tempo de tela(nota do blogger: ecrã) como antigamente...os momentos em que ele aparece valem por um episódio inteiro.
Quanto ao caso Morgan/Casey, não vejo as brigas como um ponto negativo, mas sim como a evolução natural de Casey. Aquele é o modo Casey de ser, ele sempre teve "briguinhas" com Chuck durante a série, nada mais natural que  agora que Chuck está trabalhando mais com Sarah, as “picuinhas” fiquem para o lado de Morgan. A diferença é que Morgan é mais “sensível”, digamos, que Chuck, por isso as divergências acontecem com mais freqüência. Vejo a evolução deles de forma natural e bem desenvolvida. Mas isso é minha opinião, sabes bem que discordamos sobre esse assunto.
Eu não disse? :)

No caso Casey e Sarah que em "vs the anniversary" reaparecem a trabalhar juntos, a dinâmica de ambos é construída na base do respeito mútuo(algo que a série sempre fez questão de "impor")e o distanciamento não causa tanta impressão. Existe algo institucional nos dois que quando separados, não gera por si só, o interesse que vimos nascer entre a dupla mais improvável de espionagem :)
Se esta relação deixa o escriba a pensar, o mesmo já não acontece com Chuck e Sarah.
A dúvida da dínamica entre os dois praticamente não existe e a construção dos prós e contras de uma vida a dois é feita com maior e melhor maturidade, principalmente maturidade(feita também ela de erros que qualquer ser humano comete para mais tarde aprender. Veja "vs the couch look", Chuck pensa como espião, mas coloca a vida do amigo Casey em risco).
Perdeu-se o lado "chato" e indefinido de Chuck a querer sempre falar com Sarah entre missões e Sarah ganha definição.
A menina da casa tem a palavra"Não teria graça se eles estivessem sempre num mar de rosas...nenhum relacionamento é assim. São momentos como esses que fazem a série ser um pouquinho mais real. E todos os caminhos levam ao tão esperado pedido de casamento. Nem imagino como vai acontecer, mas espero ansiosa por ele. Claro que seria lindo se Chuck viesse em seu cavalo branco galopando pelos campos e então encontrando Sarah e a pedindo em casamento....mas este texto trata de uma retrospectiva, ou seja, vamos adiante. Resumindo, ótimo desenvolvimento do casal Bartowski."


Pode soar que até aqui, a 4ª temporada não me agrada. Engano. Situações pontuais de mera comparação entre a equipa anterior, que focava a união entre o "Team Bartowski" e este novo grupo que ao não ignorar esta "marca Chuck", deixa-os andar um pouco mais soltos(alguém gritará que Awesome aparece com poucas vezes sem camisa a esta altura, sim, também isso :) )
Por outro lado e isto é surpreendente(maleditos paradoxos :) ), ao mesmo tempo que "novas identidades" são dadas aos nossos heróis, este acertar dos ponteiros trazido pelos novos argumentistas tem provocado reacções nunca antes atingida pela trupe anterior.
A primeira ronda de cada um, admito, não "morri de amores"...estranhar, entranhar... "Chuck" 4.03 não agradou nada o escriba...(ver Morgan desesperado mexeu comigo :) )  mas todos(a excepção de Craig Digregorio que só assina um argumento)quando apresentam suas segundas histórias, é só elogios!
Programas de excelência, ao ponto de termos um "vs the first fight"(bendito "casal" Judkins e LeFranc)onde sequer vê-se a tal briga!
"Não tenho reclamações da nova turma. Considerando o fato de a maioria destes episódios já exibidos serem, em minha opinião, melhores que muitos episódios da temporada passada, podemos dizer que o a evolução da série está ocorrendo de forma excelente."

E o que dizer de  "vs phase three" ser considerado por muitos como o melhor episódio de sempre da história de "Chuck"? 
A escolha de um ícone, Linda Hamilton, para viver a mãe Chuck e Ellie, a estreia de Timothy Dalton em "vs the first fight", os momentos finais "em suspenso" de cada episódio são motivos de sobra para dar nota positiva a esta 4ª temporada que soube distribuir melhor o "tempo de antena" de cada personagem.
Claro, há muito mais Chuck e Sarah(com sua devida importância)e um equilíbrio dividido entre Casey, Morgan, Awesome, a trupe da Buy More e participação mais activa de Ellie Bartowski, inserida no contexto da família espiã, logo agora que a maternidade é um dado adquirido em sua vida. Awesome!
"De destacar a importantíssima participação de Ellie em momentos cruciais dessa temporada. Ela, assim como Casey, quando aparece é decisiva em suas ações. Fico muito feliz de que tenham decidido evoluir esse personagem a um papel de extrema importância, não só para Chuck em si...mas também para o Intersect!!"

Esperava ver mais Bonita Friederich e a "sua" Gen. Beckman que apesar de ter ganho estatuto de actriz residente, sua presença na "Buy More", nos episódios iniciais, não devem ter convencido a equipa criativa que a colocou novamente a "morar" no plasma do "Castle". Tiveram medo que a "Buy More" corrompesse a medalhada Beckman  :)
A "Alex" de Mekenna Melvin pode trazer mais ao programa. Não sei se é um típico caso "deixar o melhor para o fim" mas dela, para já,  somente o significativo confronto "amoroso" com Morgan e uma chamada de atenção ao pai Casey , fazem da participação de Melvin seus melhores momentos nesta temporada.
Sobre "GRETA" não há muito a dizer e quando "Jeffster" começa a duvidar da "GRETA" interpretada por Summer Glau, quero crer que o assunto ficou arrumado naquele episódio. "GRETA", no more.

Os dados estão lançados mas ainda sem um resposta clara há uma pergunta que faço diariamente: o que leva sentir falta de elementos vincados em 3 temporadas mas que ao mesmo tempo, em dez episódios exibidos, haja uma quantidade avassaladora de "programas ´quase´perfeitos"?
Será o facto de "Chuck" hoje ser mais "situações" do que "missões"? Será esta a verdadeira chave do sucesso que tira do contexto a "missão" como componente principal para moldar seus personagens, colocando antes "situações" que se transformam em verdadeiras missões?..."Assim, devido aos fatos acima mencionados, podemos concluir que a situação faz sim, a missão. Em uma temporada em que temos nos deparado com tantos relacionamentos e sentimentos misturados, vemos que na maioria das vezes é a acção fora do mundo da espionagem que acaba trazendo como reação, as missões dentro do mundo da espionagem. Se isso me incomoda? De forma alguma.
Tenho aprovado a maioria das decisões dos autores até o momento. Esta temporada esta um nível acima da anterior. Estou contentíssima com os caminhos que a série vem traçando e confio plenamente na turma de Josh Schwartz e Chris Fedak.
Sou uma otimista? Sim, sempre. Quanto a Chuck sempre espero o melhor e raramente me decepciono. Gosto de assistir a cada episódio como se fosse o ultimo. Sentir cada emoção de cada cena. Assim, acabo entendendo exatamente o que o autor quis passar com aquele determinado momento."
A procissão nem a meio vai, ainda há muitos episódios para ver e olhar para esta temporada num todo, mas quero crer que a nova trupe, com elementos o núcleo de residentes, começam a entender melhor as motivações de cada personagem de forma abrangente, em todas as frentes.
E quem sai a ganhar com isso? "Nós" fãs e ainda bem!!

Agradecimento especial à Carem por ter tornado este texto mais divertido :)
Alguém tem opinião contrária? Toca a comentar!  :)

8 comentários:

ChuckaholicFC disse...

Finalmente acabei de ler o texto :)
Bem, para começar queria felicitar-vos aos dois, pois acho que o texto está muito bem conseguido, Parabéns! ;)
Agora, passando à minha opinião:
- Quanto aos argumentistas, não me posso pronunciar, pois nunca andei muito "a par" de quem escrevia ou não os episódios, posso apenas dizer que esta 4ª temporada está muito boa (mas as outras 3 também :D);
- Quanto às personagens novas, tenho a dizer que estou a adorar o desempenho delas, principalmente o desempenho do Timothy Dalton, acho que um vilão "meio cómico" foi uma óptima escolha para a série, visto que a série tem grandes momentos de comédia;
- Quanto ao tema, acho que é um bom tema pois trouxe mais realidade à história;
- Em relação à participação de Morgan e Casey, acho que Casey está a ficar um pouco distanciado (quando comparado com a participação nas outras temporadas) e Morgan está a evoluir muito (parece um pouco Chuck no início, sempre desajeitado :));
- Concordo que a Ellie está a ter uma participação mais activa e isso tem sido crucial para a vida pessoal de Chuck e para o desenrolar dos acontecimentos, fico feliz por isso ;
Por último, e para finalizar, acho que esta temporada tem sido mais situações, do que missões e estou a adorar... Gosto da maneira como eles têm misturado a vida pessoal com a vida profissional das personagens!
Espero ansiosamente por mais episódios e por mais notícias aqui no blog!
Bj

vitaminaChuck disse...

chuckaholic fc, prometeste e cumpriste. awesome!
obrigado pelas palavras, mesmo!

tenho noção de que o texto é longo, mas é o tipo de liberdade que um blogue pode alcançar. o mais importante era que o texto, pelo tamanho que tem, fosse "chato".

é "fácil" reparar em quem escreve quando o episódio é muito bom. gera esta curiosidade, como quando a dupla "rafe judkins e lauren lefranc" estrearam-se em "vs the tic tac" :)
mas não é "obrigatório" estar atento, importa sim gostar :)
obrigado pelo comentário e quando quiser escrever algo sobre o programa, só enviar para o mail do blogue que eu publico.
mi blogue su blogue :))
besito

Carem disse...

Chucaholic FC!

Obrigada pelos parabéns!
Quando fiquei sabendo sobre esta ideia de escrever este texto, não pude ficar de fora. Nossas conversas enfim puderam ser colocadas em um texto.
Não importa se sabes o nomes de quem escreveu, ou dirigiu cada episódio, o importante é curtir os episódios!
Noticias...retrospectivas...curiosidades...toda semana temos algo legal por aqui para ler...não paramos nunca...né, guri??

vitaminaChuck disse...

nada melhor do que fazer coisas com gosto.
é um excelente escape e bem acompanhado, melhor ainda :)

ChuckaholicFC disse...

vitaminaChuck:
Quando eu prometo uma coisa, eu cumpro! ;)
Eu não achei o texto "chato"... Apesar de ser grande, lê-se muito bem (pudera! É sobre Chuck ;))... Só não comentei mais cedo por causa de ter tido muitos testes (mas isso tu já sabes!)

Carem:
Acho uma óptima ideia esta, de pudermos escrever as nossas opiniões sobre um tema que todos adoramos!

Confesso que nunca liguei muito aos argumentistas e assim, porque a minha paixão por "Chuck" ainda é bem recente então, ainda não deu bem para me informar sobre tudo! Mas também,o que importa é mesmo gostar os episódios!
Bj

Rutinha_SMF disse...

Acho que o texto está fantástico! e a meu ver apesar de termos perdido algumas pedras importantes, ganhamos boas coisas!

Daí devo dizer que a minha preferida é Kirsten Newman porque produziu os meus episodios preferidos da 4ª temporada

Mas muitos parabens pelo fantástico blog!

Bj

vitaminaChuck disse...

ola rute :)
obrigado.
nunca espero um comentário, a idéia é partilhar uma paixão na world wide web, mas com este texto, admito, ver um comentário deixa-me muito feliz e saber que a rute gostou, mais ainda :) (afinal, também tens teu espaço aqui)

a newman realmente representa melhor, o que de melhor tivemos em três temporadas e deu uma dimensão à sarah num episódio só, o que vimos em três anos. incrível! :)

besitos!

Carem disse...

Rutinha

Obrigada pelo elogio! Fizemos este texto pensando em mostrar para voces os nossos pensamentos.
Pelo que vejo estamos unanimes quanto aos novos escritores. Kristen Newman é unanime.

Volte sempre, Rutinha. As portas estão sempre abertas!

Um abraço.