segunda-feira, 28 de novembro de 2011

chuck vs the viper

Por Carem Drawanz

"Nobody in the world is closer than we all are..."(Sarah, na reunião em família, na recta final do episódio)

Chuck dá as caras em seu quarto episódio com o que tem de melhor: Morgan recuperando seus filmes preferidos(embora Casey tenha sacaneado o pobre coitado com aquela trilogia fora de ordem de "Star Wars"), Chuck e Sarah tendo que proteger a identidade do barbudinho, Casey sendo...bem...Casey...a familia Awesome dando o ar da graça(ah, Awesome...). Enfim, um episódio com a marca "Chuck"!!
Chuck se faz passar por Morgan para atrair o "Viper"(Catherine Dent). Tinha que dar errado.
Um assassino profissional certamente teria estudado a vida de Morgan de ponta a ponta, antes de ir ao ataque. Não iria ser meia dúzia de fotos no photoshop que iriam resolver esta situação e assim como Chuck tinha um plano, "Viper" já estava um passo a frente.
O plano estava indo bem. Nem me passou pela cabeça logo no inicio quem era realmente o assassino. Em minha opinião, ele nem estaria no meio da turma da Buymore! Mas depois que Chuck disse a Sarah que Jane era a Viper é que eu comecei a prestar atenção nela. Fiquei com uma pena da Sarah quando ela achou que enfim iria ter uma amiga de verdade e no final deu tudo errado...ela não merece isso!!
A falsidade de Decker foi descarada nesse episódio. Deu pra ver claramente o quão sínico ele estava sendo ao cancelar a ordem de morte para Morgan. Ainda bem que Casey e Sarah são treinados para sentir esse tipo de pessoa.
Morgan tentando se desculpar com Alex foi algo que eu não esperava no final. Eu sinceramente achei que ela iria perdoar o rapaz, mas entendo perfeitamente a negativa da moça. É muita angustia para uma pessoa ficar sem saber se a pessoa amada vai voltar pra casa sã e salva. Quem sabe mais em frente Morgan resolva ser apenas o gerente da buymore...quem sabe...
Awesome entrou de cabeça na vida de papai. Aulinhas ao ar livre...ai, ai...enfim, até Ellie ficou com inveja da sorte do marido! E o bonitão nem tinha se dado de conta até o novo Jeff perceber e falar para ele. Mas, como um bom marido, ele resolve voltar para o trabalho e deixar Ellie passar mais tempo com a pequena e adorável Clara. Meninas...isso é que é marido! Hehe!
O momento mais fofo do episódio foi quando todos se reuniram como nos velhos tempos. Toda a turma junta contando como foi o dia...como uma verdadeira família. Sarah enfim percebeu que o que ela tem é muito mais do que uma simples amizade, são várias pessoas que a amam e que não pedem nada em troca por isso.

A turma da BuyMore realmente é um espetáculo. São todos tão loucos quanto os que trabalham em Burbank. Falando neles...Lester passou todos limites ara tentar recuperar Jeff. Até o "pineapple" entrou em ação. Só que dessa vez Lester se deu mal. Saiu algemado para a delegacia.
Por ultimo...Casey. Teve que cuidar de "Viper" com suas próprias mãos, mas como uma pessoa comum, acabou indo para a cadeia por assassinato. É...nada é tão fácil como era quando todos tinham permissão para matar. Agora é que eu quero ver como eles vão se livrar dessa.
Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos envolvendo Casey no próximo episódio. Que venham mais episódios perfeitos como este.

OBS: a General tem um "timing" perfeito, hein...por favor. O casalzinho não pode ter um momento de descanso que ela tem que atrapalhar. Pobre Chuck...haha!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

feito à base de monóxido de carbono

Esta semana, mal começou 5.04, senti que alguma coisa não estava bem. Cheirava a monóxido de carbono e afinal, tinha razão. Episódio que começa seu resumo com Jeff à cabeça, além de raro, tinha de ser surpreendente. E foi :)
Para começo, uma confissão: se, tempos atrás,  houve um rapaz que mudou seu nome, por meios legais e oficiais, para "Captain Awesome", vou então iniciar o processo para criar a minha franquia Buy More.  Tal e qual!
Requisitos? Fácil...vender salgados, usar verde e ter uma considerada quota parte de "buy morons" ou se preferir, Jeff e Lester. Alguém quer enviar C.V.´s??
Quem estiver interessado em fazer parte da equipa, a nota que importa: o uniforme que Sarah usa terá corte idêntico. Madresita, este regresso a "vs the ex"(2.06)correu tão bem...  :)
Aquele que é habitual "saco de pancada", que todos querem ver explodir(e explodiu)teve seu episódio maior em "vs the business trip".
A mística "buy more" não se confina à Burbank. Há um padrão a manter e este episódio foi, acima de tudo, deveras educativo sobre o que é preciso ter para entrar na "Buy Moria" :)
Este ponto no "i" que Kristin  Newman("vs phase three")não ficou por aqui. Não não...
Habituado que estamos a ver "Chuck" a fazer constantes referências positivas e engraçadas à Saga "Star Wars", Newman resolve por água na fervura ao lembrar que nenhum caminho é sagrado :)
A "maldade" chega via Casey. A "vítima"? O agora esquecido Morgan. Coitadito...
Dizer a Morgan(ou a qualquer pessoa)para começar a Saga com "The Phanton Menace", entrega o grande "spoiler" da primeira trilogia( "i´m still mad")...oh boy...o homem está mesmo bravo...
No final, sobra até para a trilogia "Indiana Jones"(em 5.02 já andavam a mexer na ferida ao ignorar o quarto filme da Saga "Die Hard")ao ignorar por completo "Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull". Esta malta é só audacia ;)
Cuidado trilogias, "Chuck" está um autêntico "re-educador"!! :)
Local da trama e trilogias  à parte, este 5.04 faz com menos o que "vs the muuurder"(episódio 4.19)fez com mais.
Espionagem ágil, suspeitos bem colocados para confundir o espectador e situações muito bem conseguidas como a cena em que Chuck julga estar a ser estrangulado quando na verdade, era só o mestre de cerimónias a tentar colocar uma identificação no pescoço de Mr "Grimes".
Não houve avanços na trama. Desta vez a conspiração tentou um "atalho" ao contractar a "Viper"para aniquilar o "elo mais fraco", mas com seus planos gorados, objectivo volta a ser Chuck e...Sarah?
Decker autoriza a morte dos mais próximos de Chuck, inclusive Casey, menos Sarah?? Hum...terei perdido algum episódio? Terei deixado algum tumor para trás(a forma como Morgan se expressa ao saber da ordem para o matar é muito engraçada)?
Bueno, o suspense fica no ar com um "contra facto, não há argumento": Casey tinha permissão para matar, agora "no more". Decker é um cabron e seu golpe...doeu.
Negativo esta semana:  a cena em que Chuck aparece no climax da cena entre Sarah e Viper, dentro da Buy More. Parecia uma cena "deletada", daquelas que apesar de gravada, na sala de edição, teve merecido corte. Bueno, não neste caso...
Alex/Morgan. Convenceu??
Para o final, Lester.
Primeiro: quero a risada do Lester como toque de chamada no meu telemóvel. Esta a ficar cada vez melhor e assustadora!
Que mauzinho...que mauzinho...apesar do plano, do empenho em arranjar uma mangueira gigante e de Jeff estar imune ao cheiro da poluição, o rapaz esta a passar por um mau bocado.
O amor não corresponde e como ele refere em 5.03: "my biological clock is tick-tocking". Ah o amor...quero ver o que vai sair desta história...

Este episódio foi visto por sábios  3.2 milhões de espectadores.
Se por um lado a fasquia oficial anda baixa, já descobrimos que à sexta-feira, também nos States, a malta quer é beber una cerveja, após seja lá o que for que eles fazem depois do trabalho. Por outro lado, via gravações, as percentagens atingem números elevados o que faz disparar a audiência nas contagens finais.

Para a semana, ou melhor, para as próximas duas semanas(25/11 e 02/12) não há "Chuck". Regressa à 09/12 com "chuck vs the hack-off" em que Chuck "Charles Carmichael" Bartowski pede ajuda à concorrente Verbanski Corp. para rastrear um vírus maledito.
Sera que vamos ter o regresso de "Irene Demova"?? ;)

sábado, 19 de novembro de 2011

sarah vs a teimosia

Por Carem Drawanz

"Pure seventh-grade Morgan" (Chuck, em conversa com Sarah, sobre a actual atitude de Morgam Grimes)

Gente, se teimosia fosse contagiosa...pobre das industrias Carmichael.
Morgan entrou na fila duas vezes quanto a este quesito. Chuck e Casey, nem se fala. Ninguém queria dar o braço a torcer. Quem sobra para dar um "para-te-quieto" nos guris? Sarah. A pobre espiã é a única que percebe que Morgan está sofrendo os efeitos do funcionamento equivocado do Intersect. Ela tenta alertar Chuck de que algo está errado, porém, o rapaz se sente traido pelo melhor amigo, está magoado pelo barbudinho ter ido para a concorrência. Tenta fazer Casey entender o que está acontecendo, mas ele se sente traído por Verbansky por ela ter aceitado Morgan na equipe e por eles terem roubado a missão. O trabalho acaba virando quase uma vingança aos traidores. Não fosse por Sarah tentar resolver as coisas por conta própria.
Morgan se mostra cada vez mais do lado negro da força nesse episódio. Nunca o imaginei tão diferente. Grande atuação de Gomez!! Aquele cabelo ficou um espetáculo! Ri muito quando ele entrou na BuyMore com aquela moto e passando a mão no cabelo! Parece garoto propaganda de shampoo!! Haha!

Mas uma coisa é mudar de time, outra é terminar o namoro com Alex por mensagem de texto. Ai não restava dúvidas de que ele nao era o mesmo mas ainda havia uma esperança para o guri...senão ele não saberia a marcha imperial para usar de trilha sonora.
Mudando de lado, o que foi aquela missão de Casey para acidentalmente encontrar com Verbansky no meio da rua? Hilárioo!
Um homem daquele tamanho com medo de chamar uma mulher, que, diga-se de passagem, é a versão feminina dele, para sair foi algo. Depois todo aquele discurso de que ela estava morta para ele e sem querer dar ouvidos a nada que Sarah falava, o momento da escolha de qual arma usar para o primeiro encontro foi um espetáculo!
Será que Sarah será a única com a cabeça no lugar nesse time? Se não fosse ela procurar Ellie para tirar as duvidas quanto ao Intersect(adoro esses momentos entre as duas...são tão fofas...)e depois ligar para a General Beckman, nunca saberíamos que não foi a General quem enviou os óculos para Chuck. Foi a perseverança dela que fez Chuck e Casey conseguirem ver as coisas com clareza. Foi ela quem fez Chuck conseguir trazer Morgan de volta do lado negro da força...graaaande Sarah!!
Voltando um pouquinho....os óculos não foram enviados pela General. Foi Decker quem enviou e modificou o Intersect. Nessa hora, como dizemos por aqui..."me cairam os butiás dos bolsos"(fiquei de boca aberta, por essa eu não esperava). Decker queria acabar com o cérebro de Chuck com este Intersect com prazo de validade vencido. Só que deu tanto azar que acabou caindo nas mãos de Morgan. Por essa ele não esperava!
Se não fosse por Morgan ter ficado sem as calças...não teríamos o nosso barbudinho hoje! As vezes cair é o melhor jeito de dar a volta por cima! Mesmo que isso cause uma ferida no orgulho da pessoa.
Uma observação: Como Chuck soube se defender tão bem dos golpes de Morgan? Se bem me lembro ele nao sabia nada de defesa pessoal antes do Intersect 2.0. Ele andou treinando durante o Hiatus??
Momentos válidos de comentário: Awesome sem camisa. Preciso falar mais?
O que foi o Jeff depois da Rehab?? Muito engraçado.
Em resumo, Chuck apresentou um episódio sólido e que lembrou muito o velho em bom Chuck. Adorei mesmo. Foi o melhor dos três primeiros. Há aqui o fechamento de um arco que comprova o que eu já imaginava. O Intersect sem bugs? Só na cabeça de Chuck. Ele é o cara.
Que venha o episódio em que Morgan é a caça. Decker colocou a cabeça do Intersect a premio e cabe ao time Bartowski proteger o pequenino. Mal posso esperar pelo que vem pela frente.
Quero a opinião de vocês sobre o episódio. Concordam? Discordam? É só comentar! :)
Até a próxima!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

chuck vs the bearded bandid

Antes do texto, uma nota, porque nunca é demais referir, de apreço para com a Carem que após este pequeno interregno que tive de dar ao blogue, tem enviado seus textos num curto espaço de tempo, para que o prazer da leitura esteja de acordo com os episódios exibidos nos States. Obrigado :)

Por Carem Drawnz
"Why not...buy more?" - (a sapiência do "grande" Big Mike)

Desculpa gente...não há como eu começar esta "review" sem falar da BRILHANTE propaganda que Awesome fez para a Buy More. Incrivelmente perfeitaaaa!!
Até fiquei com vontade de ir encontrar a loja mais próxima de minha casa, só para encontrar um atendente destes....daí me lembrei que elas só existem no mundo Chuck. Ah, Ellie...és sortuda mesmo, hein!!
Bom, voltando ao resto  do episódio, temos aqui a continuação da transformação de Morgan no Intersect, mas eis que, como todos sabem, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.
Morgan começa a sofrer o peso do cérebro que tem e as decisões erradas começam a serem tomadas. O problema todo está no cérebro do barbudo. O Intersect tinha um vírus que começou a corroer as memórias e transformar ele em um egoísta de primeira, sem medir as conseqüências de seus atos.
Chuck tenta de todas as formas colocar  um pouquinho de juízo na cabeça do guri. Encarregado de cuidar do Intersect, Chuck vê um grande desafio em sua frente: colocar a razão antes da amizade. 
Com um Morgan "chato de galochas" fica difícil!
A missão vai bem depois de alguns percalços, como o bandido se fazendo de vitima, mas nada que realmente necessitasse do Intersect para o sucesso da missão. O triste foi imaginar aquela mão de Oliver Queen, digo, Arqueiro Verde, digo, Wesley (Justin Harley) sem um dedo. Aaahh, saudades tuas, Justin....apareça sempre que quiser.
O grande ponto do episódio pra mim foi a eterna Trinity (Carrie Ann-Moss, "Matrix")fazer a sua estréia na série. Verbanzky chega fazendo barulho, principalmente no coração de Casey! Uma concorrência de peso para a equipe. Sarah até foi convidada por Gertrude para fazer parte da equipe, porém o bom senso tomou conta da menina e ela nem deu ouvidos a tal proposta. Falando em Sarah, que conversa foi aquela no carro com Casey? Completamente desconfortável para a senhora Bartowski. 
No final, graças a irresponsabilidade de Morgan, Sarah ainda tem que engolir o orgulho e contratar a concorrência para salvar Morgan e Chuck.
Vale citar a grande propaganda de Big Mike nos seus anos dourados nesse episódio. Hilário!!

Na próxima "review"(leia-se episódio 5.03) teremos um ultimo avanço no plot que marca o inicio desta temporada. O que será de Morgan? E do Intersect?
Até a próxima!

OBS: Obrigada, Fedak, por colocar Awesome e Wesley em um mesmo episódio! As meninas agradecem. :)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Chuck vs the zooooommmmm

Já tinha saudades de escrever isto:
Por Carem Drawanz

And we're baaaaack...
"It's final chapter..."(Decker para os elementos da C.I.A. que conspiram contra Chuck)

Caros leitores deste cantinho, eis que por meio desta review, comçeo o primeiro parágrafo deste ultimo capitulo. Nossa ultima jornada acaba de iniciar e cá estamos, com nosso coração apertado, pois queremos saber mais e mais das aventuras das Industrias Carmichael, mas sabendo que a cada episódio que passa, a contagem regressiva continua.
Começamos a temporada em "chuck vs the zoom", com Morgan em meio de sua primeira missão como Intersect. O que mais poderia dar errado, além de cruzarem o caminho de Luke Skywalker, digo Jean Claude(Mark Hamill)? É Morgan agir como...bem...Morgan.
O intersect pode bem ter dado grandes habilidades ao barbudinho e em minha opinião, ele é bem mais ousado que Chuck foi quando tinha as habilidades  porém,  Morgan não tem a mente por trás do intersect, como Chuck tinha. Morgan não tem "flashs"...tem "Zooms"!! Mas, como o que conta em alguns casos é o serviço feito, Morgan consegue fazer bem a sua função neste primeiro episódio. Se não fosse por Decker...aaaahhhh, Decker...seu pequeno estraga prazeres...tudo teria dado certo!
Chuck, mesmo sem o Intesect, continua com papel fundamental nessa jornada, afinal, ele é quem se sacrifica, tendo que se jogar de sei lá quantos andares para conseguir salvar a ele e a todos da equipe. O melhor de tudo....Chuck consegue pensar rápido. Quando não há plano, sempre ha uma saída.
Seu time para trás? Nunca. Ser deixado para trás? Menos ainda. Charles Carmichael é sim o líder deste. Chuck é o "cara". Quem mais conseguiria procurar por todos os cantos a casa perfeita para a sua amada? Gurias, vamos combinar...o Chuck é o homem dos sonhos, não é? Ele é muito fofooooo!! O que foi aquela cena no final quando ele fica sabendo que Decker congela todas as contas da Empresa? Partiu-me o coração!! Ele tinha achado a casa dos sonhos de Sarah e em menos de um dia...tudo vai por água a baixo!! Pobrezinho!!
Sarah...nossa querida Sarah...essa sim sabe como arrancar os segredos de seu homem! E ele cai toda vez...bom, deve ser difícil resistir aquele mulherão!(nota do Tadeu: é Carem, é... :) )
Não é a toa que ele caiu como um patinho, haha!
A senhora Bartowski retorna ainda mais forte e bela para esta temporada. Sempre colocando juízo na cabeça de Chuck e perfeita em suas missões. Como demonstra o amor pelo marido!
Yvonne dá um show de atuação a cada episódio. Sarah evoluiu tanto nestes cinco anos que as mudanças foram sendo tão sutis...e o que temos hoje? Uma Sarah que se importa com os amigos e com a família e não ta nem ai se os outros vejam. Ela fala para quem quiser ouvir que ama Chuck e que está nessa para o que der e vier. Isso é casamento. É estar ao lado um do outro para tudo. E que casinha mais linda é a que ela sonha em ter algum dia?? Uma simples casa com uma porta vermelha e com um cercadinho branco! Sarah não quer ser rica e morar em uma mansão...a simplicidade faz a casa perfeita. Já até imagino ela e Chuck sentados na sacada...vendo os pequeninos brincarem na grama, junto com o cachorro...será que só eu imaginei isso até agora??
E quanto a Casey? O que acharam dele como assistente de Michael Carmichael? Grande participação neste episódio. Foi cômico e ágil quando preciso. Vejo Casey como um irmão mais velho da turma, querendo proteger a todos. Vemos o quando ele se importa com cada um no time. Vamos acompanhar o desenvolvimento dele que promete nesses próximos episódios!!
Outras participações válidas de comentário foi o momento super fofo entre Chuck e Ellie no Castle! Como é bom o colo de irmã quando se está triste.
O que foi o golpe de Jeff e Lester? Hilário! Só aqueles tontos para não se darem de conta que o Jeff acabaria estragando tudo a qualquer momento.
A única falha deste episódio: onde estava Devon Awesome?? Senti falta daquele lindo! Só faltou ele para abrilhantar ainda mais este retorno!!
Bom, estes são meus pensamentos sobre cada um neste primeiro episódio! Resolvi focar nos personagens e não no episódio. Espero o comentário de vocês, pessoal. O que cada uma achou deste retorno? Não se esqueçam de assistir a cada episódio com o coração aberto. Assistam pelo simples prazer de estar na companhia destes que não estarão conosco por muito mais tempo. Aproveitem ao máximo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

sem calças :)

E ao terceiro round, fiquei sem as calças :)
"chuck vs the frosted tips" merece estar na galeria dos grandes episódios que a série teve oportunidade de apresentar.
Por estas bandas, apelidei-o de "baseado em factos verídicos". Passo a explicar :)
A história da vez foi escrita por Phil Klemmer que deixou "Chuck" a meio da 3º temporada para se juntar à trupe de "undercovers", nova aposta da NBC que entretanto, não durou uma temporada.
Esta pequena "traição" teve final feliz com o regresso de Klemmer ano passado ao nicho. Não imagino cenário dantesco entre os ex-colegas, somente o final feliz, mas rapidamente associei com os actos de Morgan que resolve abandonar a equipa para depois mais tarde, ter sua redenção :)
Desvaneios mentais à parte :) "vs the frosted tips" é um excelente episódio, muito equilibrado. Desde a escolha das canções, da colocação de voz dos actores, em parte confrontacional, até a alguns posicionamentos interessantes que o realizador optou, como a chegada à Verbanski Corp.
Cenas como o abraço sem qualquer tipo de hesitação de Casey à Alex ou o "tango" com preliminar a mais entre o mesmo Casey e Gertrude tornam o episódio ainda mais irresistível.
A equipa esta em sintonia e tal pormenor, salta à vista. Todos com armas tranquilizantes(tinha que ter homenagem à "Matrix", certo?), o empenho de todos em ter a "Carmichael Industries" a render e Sarah, não sendo "líder", com um papel "maternal" inquestionável dentro do grupo e com o olfato apurado ;)
Uma nota interessante: Chuck, mesmo sem o Intersect, deu "luta" no confronto directo com Morgan, quer dizer "Gollum"(personagem da trilogia "Senhor dos Anéis" de J.R.R Tolkien que Peter Jackson imortalizou no grande ecrã). O programa permitiu que ele memorizasse formas de combate. Em outras situações, sem intersect, lá deu seus murros com seu jeito atrapalhado de ser. Desta vez, zero hesitação.
Quanto a trupe da BuyMore. Se esta não tem graça, não tem graça mesmo mas quando tem o efeito surte logo. Jeff a ser examinado foi hilariante.
Interessante reparar que a trama deu-se ao luxo de ter um vilão como um mero figurante. A missão existe mas todo episódio é focado no problema Chuck/Morgan e para colocar alguns pontos nos is entre Casey/Gertrude.
Zach Levi e Joshua Gomez(seu "dark side of the force" é muito convincente) estiveram impecáveis ao retratar o distanciamento que a relação de ambos chegou.
Decker Decker...não apareceste hoje mas semana que vem sim para uma "business trip"(e sim...o raio do trailer entrega o suspense deixado em aberto no final de 5.03...)

 A primeira "surra" não serviu de emenda e até levar outra, dará algum trabalho. Este "eraser" esta decidido a atrapalhar os planos de Chuck e companhia.
O que atrapalha a vista, e muito, são as audiências ligadas à máquina. Desta vez não descambou, mas ficou na casa dos 3, 17 milhões de tv ligadas.
Para o final, antes que eu fique com "frosted tips" duas notícias agridoces:
- O episódio final de "Chuck" já tem título e será "chuck vs the goodbye". O que tem de triste, tem de conquista.
- Este mesmo episódio será exibido no dia 27/01/2012, num especial de duas horas....buah buah...  :)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

o capítulo final

"Chuck" regressa à antena com a 5º temporada e apesar do ligeiro atraso do "vitaminaChuck"(probleminhas com um genérico ;) )era claro para mim que este cantinho especial não ficaria sem receita nesta última fase do "tratamento" :)
Vi por duas vezes quer o 1º, quer o 2º episódio da nova temporada e fiquei ligeiramente surpreendido. Não contava com um arranque moderado, deixei-me levar pela idéia de que as pistas lançadas em "vs the cliffhanger", último episódio da 4º temporada, "jogasse-nos" num regresso alucinante, pelo contrário, a idéia de Chris Fedak e companhia é dar foco, pelo menos para já, em como estes espiões de primeira linha reagem sem o apoio logístico que a C.I.A. e a N.S.A forneciam ao "team Bartowski" e sem o intersect com todo o bem que esta proporcionava.
Se o mote para esta última aventura é  regressar as raízes do passado,  é feito com as mesmas pegadas mas com um peão diferente: Morgan.
Admito, custa ver o rapaz que tão bem percebeu a cruz que Chuck carregava tão rapidamente deixar-se seduzir pelo lado negro da força e Joshua Gomez, em "vs the bearded bandit" é convincente quanto baste. Mais, diz quem viu, no próximo episódio, "vs the frosted tips", a tampa vai saltar a Mr Grimes não só com a relação com seu melhor amigo, como também irá colocar as peças no lugar para os 10 episódios finais.
Expectativa alta para ver Clyde Decker mais vezes no pequeno ecrã, o personagem criado pelo actor Richard Burgi, revela um ar tão austero que leva-me ao ditado popular "maior a altura, maior a queda".
Quando profere "it´s final chapter" é fantástico não só pelo tom de ameaça à Chuck, mas pela piscadela ao já referido passado do programa com o ficheiro pessoal do "nosso herói".
Outra referência a salientar é a sala onde os elementos da conspiração estão reunidos. Segue um padrão idêntico aos membros da "Fulcrum", do "Ring" onde pouca luz incide sobre estes com destaque para o interlocutor da vez. Gostei.
Alguns momentos descontraídos e tímidos no primeiro episódio e um ambiente, para melhor, no segundo não fosse escrito pela dupla Rafe Judkins e Lauren LeFranc, os argumentistas que melhor exploram as relações entre personagens sendo óbvia a paixão que nutrem pelo Coronel Casey e seu coração de pedra que anda a  derreter-se por senhora Gertrude Verbinski, interpretada por Carrie Ann Moss(que fará parte da trama nesta temporada). A actriz canadense entra bem na história e proporciona um momento "mítico" quando conversa com Casey pela primeira vez(após salvar Chuck e Morgan na Fortaleza do vilão do episódio). Aplica-se para mostrar a mulher forte que é, mas aquele tropeço, quando se afasta dele,  é genial :) 
Denoto um mau aproveitamento das participações especiais de Mark Hamill, episódio 5.01 e de Justin Harley("Smallville")em 5.02.
No caso de Hartley, ele desaparece do episódio sem um adeus sequer. Será que volta? Nah...não acredito...
Pior mesmo só Bronson Pinchot em "vs the suitcase"que nem cinco segundos durou no ecrã.
As audiências não foram simpáticas, cerca de 3 milhões de espectadores para cada episódio, e se antes sabia tudo sobre as segundas feiras da tv norte-americana, os porques da penosa audiência, as sextas, nem quero ver...haja coração :)
"Chuck" é um combatente,  esta sempre na linha da frente na guerra interna que deve ser gerir uma tv como a NBC, cuja lista de programas cancelados é brutal, mas para o "pequeno peixe" que é, mostra ao que veio com distinção. Cinco temporadas, ninguém tira este título de um programa que esteva para morrer logo à nascença.
Para semana a mais e sabe tão bem escrever isto :)

Algumas notas sobre a temporada final segundo Chris Fedak nesta entrevista